adplus-dvertising

O que caracteriza a bexiga natatória?

Índice

O que caracteriza a bexiga natatória?

O que caracteriza a bexiga natatória?

A vesícula gasosa, também conhecida como bexiga natatória, é um órgão que auxilia os peixes ósseos a manterem-se a determinada profundidade através do controle da sua densidade relativamente à da água.

O que é a bexiga natatória e qual sua função?

A bexiga natatória é encontrada em peixes ósseos e atua como um órgão hidrostático que controla a profundidade do peixe, auxiliando-o a nadar em direção à superfície e em direção ao fundo.

Onde a bexiga natatória é encontrada?

A bexiga natatória é uma estrutura encontrada em peixes ósseos que se assemelha a um balão no interior do corpo desses animais.

O que são os Osteictes?

Os osteíctes são peixes com esqueleto predominantemente formado por ossos. Normalmente classificamos os peixes em dois grandes grupos: os cartilaginosos e os ósseos.

Qual é a função da bexiga urinária?

A bexiga é um órgão flexível, de paredes musculares, localizado na pelve. A sua principal função é armazenar urina antes de ser eliminada do corpo. A urina é produzida pelos rins e conduzida até a bexiga através dos ureteres.

Quem possui bexiga natatória?

A bexiga natatória é uma característica dos peixes ósseos. Os que vivem no fundo dos rios, lagos, açudes, e outros, já que têm movimentos restritos, elas são desnecessárias.

Qual a função da bexiga natatória?

  • A bexiga natatória é um grande saco de paredes flexíveis e impermeáveis aos gases que ocupa a região dorsal do corpo dos peixes ósseos. Ela atua como um órgão hidrostático, com a função de facilitar o nado e a permanência do peixe a uma determinada profundidade.

Por que os peixes possuem bexiga natatória?

  • Muitos peixes teleósteos possuem uma bexiga natatória, ou bexiga de ar, que propicia a sustentação necessária para que atinjam a flutuabilidade neutra. O fato de um determinado peixe possuir uma bexiga natatória está mais relacionado ao seus hábitos de vida do que a sua posição taxonômica.

Como funciona a bexiga no peixe pulmonado?

  • Nos peixes pulmonados, como é o caso da piramboia, a bexiga funciona como pulmão, podendo ser bilobada. A vesícula gasosa possui uma glândula que permite a introdução de gases, principalmente oxigénio, neste órgão, para aumentar o seu volume.

Qual o volume de gás necessário para uma flutuabilidade neutra em água doce?

  • O volume de gás necessário para propiciar uma flutuabilidade neutra em água doce é, portanto, cerca de 7% do volume do corpo e na água do mar 5%. Uma bexiga natatória pode proporcionar flutuabilidade neutra perfeita a um peixe e ele pode desse modo evitar gasto de energia para não afundar.

Postagens relacionadas: