adplus-dvertising

O que buscava os milhares de trabalhadores que chegaram para trabalhar na construção de Brasília?

Índice

O que buscava os milhares de trabalhadores que chegaram para trabalhar na construção de Brasília?

O que buscava os milhares de trabalhadores que chegaram para trabalhar na construção de Brasília?

Em 1957 chegaram ao local da futura capital os primeiros trabalhadores: uma massa humana de diferentes origens e características sociais que, mesmo sem garantia de conforto ou de bem-estar, dispunha-se a trabalhar para a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

Quem trabalhou na construção de Brasília?

Os quatro grandes nomes da construção de Brasília foram, portanto, o do presidente Juscelino Kubitschek; o do diretor da Novacap, Israel Pinheiro; o do arquiteto do projeto, Oscar Niemeyer; e o do urbanista Lúcio Costa. Por três anos, trabalhadores de todo o Brasil foram para Brasília para participar da sua construção.

Qual a origem predominante dos candangos que chegaram na construção de Brasília?

A origem predominante dos candangos era dos estados mais próximos: Goiás (23,3%), Minas Gerais (20,3%) e Bahia (13,5%). Em termos regionais, os nordestinos eram os principais candangos (44%). O IBGE também contou 1.216 estrangeiros morando em Brasília em 1959.

Quais eram os principais objetivos governamentais para a construção de Brasília?

Entre os objetivos básicos para a mudança da capital, destacavam-se: obedecer à Constituição de 1891, reafirmada pela de 1946; integrar o interior do país; gerar empregos; ocupar parte da mão-de-obra nordestina; e promover o desenvolvimento do interior do país, contribuindo para desafogar a Região Centro-Sul.

Como eram chamados os operários que trabalhavam na construção de Brasília?

A migração começa em 1956 com a chegada de 256 trabalhadores, os primeiros candangos, como eram chamados os operários que construíram Brasília.

Como os candangos vieram para Brasília?

Histórico. Os primeiros trabalhadores que chegaram em Brasília em meados de outubro de 1956 vieram de Belo Horizonte por ordem do engenheiro Roberto Pena para trabalhar na construção do Catetinho. Aqui eles se abrigavam das fortes chuvas do cerrado em barracas cedidas pelo Exército.

Quantas pessoas trabalharam na construção de Brasília?

Cerca de 80 mil pessoas foram para o cerrado brasileiro trabalhar na construção de Brasília. Na praça dos Três Poderes está o símbolo daqueles que construíram e foram os primeiros habitantes de Brasília: a escultura Os Guerreiros, mais conhecida como Os Candangos, de Bruno Giorgi.

Postagens relacionadas: