Como avaliar o resultado do MEEM?
Índice
- Como avaliar o resultado do MEEM?
- O que MEEM avalia?
- O que avalia o exame do estado mental?
- Como se aplica o MEEM?
- Como avaliar a saúde mental?
- Qual profissional pode aplicar o mini exame do estado mental?
- Qual a importância do Mini Mental?
- O que são estados mentais?
- Quais são as questões do MEEM?
- Quais são as instruções do MEEM?
- Qual a pontuação do MEEM?
- Como é possível avaliar o estado mental?
Como avaliar o resultado do MEEM?
O MEEM é constituído de duas partes, uma que abrange orientação, memória e atenção, com pontuação máxima de 21 pontos e, outra que aborda habilidades específicas como nomear e compreender, com pontuação máxima de 9 pontos, totalizando um escore de 30 pontos (FOSTEIN et al. 1975).
O que MEEM avalia?
O Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), elaborado por Folstein et al9 (1975), é um dos testes mais empregados e mais estudados em todo o mundo. Usado isoladamente ou incorporado a instrumentos mais amplos, permite a avaliação da função cognitiva e rastreamento de quadros demenciais.
O que avalia o exame do estado mental?
Exame do estado mental. O exame do estado mental é o conhecimento da capacidade mental ativa por meio da avaliação de aspecto geral, comportamento, qualquer crença e percepção incomum ou bizarra (p. ex., delírios, alucinações), humor e todos os aspectos da cognição (p. ex., atenção, orientação, memória).
Como se aplica o MEEM?
As instruções para aplicação do MEEM estão no próprio instrumento online. Lembre-se que para esta aplicação serão necessários alguns materiais: lápis, relógio de pulso, caneta, 3 folhas de papel em branco, e um cartão escrito “Feche os olhos”.
Como avaliar a saúde mental?
Para realizar uma boa avaliação em saúde mental, além de um profundo treinamento, o profissional pode contar com o apoio de manuais descritivos de Psiquiatria, roteiros de entrevista padronizados e escalas validadas, tanto para triagem quanto para diagnóstico.
Qual profissional pode aplicar o mini exame do estado mental?
Aplicação do Mini Exame do Estado Mental por enfermeiro(a) e técnico(a) de enfermagem. Trata-se de consulta sobre a aplicação do protocolo do Mini Exame do Estado Mental (MEEM) por enfermeiro(a) e técnico(a) de enfermagem.
Qual a importância do Mini Mental?
O MMSE é uma escala de avaliação cognitiva prática e útil na investigação de pacientes com risco de demência, como é o caso de idosos. A escala apresenta sensibilidade de 84% e especificidade de 60% quando o tradicional ponto de corte 23/24 é utilizado em uma amostra de idosos atendidos num ambulatório de saúde mental.
O que são estados mentais?
Os estados mentais são propriedades de pessoas vivas em 'formas de vida' humanas, expressadas em atividades que são intencionais, interativas e cujo significado é inextrincável do seu contexto social. Não são entidades abstratas, independentes do contexto, como funções matemáticas ou elementos o são.
Quais são as questões do MEEM?
- O teste MEEM inclui questões e problemas simples em algumas áreas: o local e momento do teste, repetição de listas de palavras, aritmética como a série de setes, uso e compreensão de linguagem e habilidades motoras básicas. Por exemplo, uma questão pede para copiar o desenho de dois pentágonos (à direita).
Quais são as instruções do MEEM?
- Mini Exame do Estado Mental (MEEM) Instruções de uso O MEEM é constituído de duas partes, uma que abrange orientação, memória e atenção, com pontuação máxima de 21 pontos e, outra que aborda habilidades específicas como nomear e compreender, com pontuação máxima de 9 pontos, totalizando um escore de 30 pontos (FOSTEIN et al. 1975).
Qual a pontuação do MEEM?
- Mini Exame do Estado Mental (MEEM) Instruções de uso. O MEEM é constituído de duas partes, uma que abrange orientação, memória e atenção, com pontuação máxima de 21 pontos e, outra que aborda habilidades específicas como nomear e compreender, com pontuação máxima de 9 pontos, totalizando um escore de 30 pontos (FOSTEIN et al. 1975).
Como é possível avaliar o estado mental?
- Com essa avaliação é possível ir avaliando o resultado do tratamento, por exemplo, já que se o resultado melhorar, é sinal de que o tratamento está tendo um impacto positivo. O mini exame do estado mental avalia 5 grandes áreas da função cognitiva, que incluem a orientação, a retenção, a atenção e cálculo, a evocação e a linguagem.