adplus-dvertising

Em que consiste a intervenção psicopedagógica?

Índice

Em que consiste a intervenção psicopedagógica?

Em que consiste a intervenção psicopedagógica?

Como funciona a Intervenção Psicopedagógica De modo geral, a intervenção psicopedagógica é necessária quando verifica-se problemas de aprendizagem, que criam déficits de conhecimentos nas crianças. O psicopedagogo passa a mediar a relação do aluno com a construção do saber.

Qual é o papel do psicopedagogo clínico?

O psicopedagogo clínico é o profissional que, no consultório, desenvolve ações para potencializar a aprendizagem. ... Em alguns casos, apesar de menos frequentes, esse profissional ajuda as pessoas a entenderem o próprio estilo e processo de aprendizagem, bem como ferramentas para potencializá-lo.

Qual é a definição de Psicopedagogia?

A Psicopedagogia é o campo que estuda a aprendizagem em suas diferentes relações e circunstâncias. Ela se ocupa do processo de aprendizagem e suas variações e da construção de estratégias 263 Page 2 para a superação do não-aprender, tendo como um de seus focos principais a autoria do pensamento e da aprendizagem.

Como se inicia um projeto de intervenção psicopedagógica escolha uma?

b) Anamnese e entrevista. RESPOSTA CORRETA Esse é o primeiro passo para a realização do projeto, pois é necessário conhecer as queixas sobre as dificuldades do aluno ou do grupo para decidir como proceder.

Quem pode ser psicopedagogo clínico?

Pela lei, a profissão poderá ser exercida por graduados em psicopedagogia e também por quem tem diploma em Psicologia, Pedagogia ou uma licenciatura, que tenha feito curso de especialização em Psicopedagogia, com duração mínima de 600 horas e 80% da carga horária dedicada a essa área.

Qual a origem da Psicopedagogia?

A Psicopedagogia surgiu na Europa, após serem encontrados problemas de aprendizagem e a necessidade de justificar as desigualdades sociais. ... Janine Mery, psicopedagoga francesa, apresentou considerações sobre o termo psicopedagogia e adotou este termo para caracterizar sua ação terapêutica.

Qual a vertente atual da Psicopedagogia?

A Psicopedagogia possui atualmente duas grandes ênfases de formação e atuação: a ênfase clínica e a institucional. ... As escolas encaminham os alunos considerados portadores de dificuldades de aprendizagem por intermédios de seus familiares para as clínicas, consultórios ou serviços psicopedagógicos.

Quem é a Psicopedagogia?

  • A Psicopedagogia tem como objeto de estudo a aprendizagem humana, como se dá o aprender, suas variações e os fatores implicados, como ocorrem as alterações na aprendizagem e como preveni-las, ou tratá-las, Bossa (2000).

Como o psicopedagogo pode aprender?

  • “Para o Psicopedagogo, aprender é um processo que implica pôr em ações diferentes sistemas que intervêm em todo o sujeito: a rede de relações e códigos culturais e de linguagem que, desde antes do nascimento, têm lugar em cada ser humano à medida que ele se incorpora a sociedade.” (BOSSA,1994,pág 51)

Qual o objetivo da Psicopedagogia?

  • A ideia acima é complementada pela de outra psicopedagoga, Edith Rubinstein (1987, p.15), que afirma que o objetivo da Psicopedagogia é “compreender o indivíduo enquanto aprendiz. Como alguém cheio de dúvidas, fazendo escolhas e tomando decisões a cada passo do longo caminho percorrido em vida”.

Quais são as áreas importantes para a Psicopedagogia?

  • Além das áreas citadas acima, Barone (1987, p.18) inclui outras quando faz a sua relação de áreas importantes para a Psicopedagogia: “filosofia, sociologia, psicologia, ciências médicas e [...] psicolinguística. Contribuem, também, para a ação do educador, as descobertas no campo das ciências biológicas, principalmente da neurologia.

Postagens relacionadas: