adplus-dvertising

Como é feito o exame físico na gestante?

Índice

Como é feito o exame físico na gestante?

Como é feito o exame físico na gestante?

O exame físico obstétrico inicia-se com a inspeção obstétrica, que será realizada na sequência cefalocaudal. Após a inspeção, deve haver a mensuração da altura uterina para averiguação do crescimento do útero para posterior comparação com a idade gestacional da gestante.

Quais exames laboratoriais realizados no Centro Obstétrico?

Componentes da avaliação pré-natal de rotina
TipoConsulta inicialConsulta de acompanhamento
Testes cervicaisTeste cervical de Papanicolau
Exame de urinaCultura de urina
Proteína urinária e determinação de glicoseX
Outros testesTriagem para tuberculose (se houver risco)

O que causa edema em gestantes?

O que causa o inchaço na gravidez? O inchaço ou edema é causado pela pressão que o útero exerce nas veias pélvicas e cava (aquela que recebe sangue dos membros inferiores). Isso traz uma desaceleração da circulação.

Quais os cuidados de enfermagem devem ser realizados na primeira consulta?

Na primeira consulta é realizada a anamnese que aborda desde aspectos epidemiológicos até a situação da gravidez atual, seguido do exame físico que deve ser geral e específico (gineco-obstétrico) e solicitando exames complementares para um atendimento amplo e completo durante o pré-natal.

Qual o componente da avaliação pré-natal?

  • A avaliação laboratorial inicial dever ser minuciosa; alguns componentes são repetidos durante as consultas de acompanhamento pré-natal (ver tabela Componentes da avaliação pré-natal de rotina). [a] O componente pode não ser detectável, dependendo do estágio da gestação no momento.

Como é o exame de toque na gravidez?

  • - Almanaque dos Pais Exame de Toque na Gravidez: como e quando é feito, será que dói? O exame de toque na gravidez, apesar de despertar temores em muitas gestantes, é um exame importante, especialmente após a 35ª semana de gravidez.

Qual a consistência do colo uterino de uma mulher grávida?

  • Uma mulher não grávida apresenta o colo uterino mais firme, semelhante ao tocar uma ponta de nariz. Enquanto a mulher grávida apresenta uma consistência de colo uterino mais mole, como se tocasse os lábios contra os dentes.

Como evitar sangramentos durante a gestação?

  • É comum acontecer um ligeiro sangramento após o exame de toque, mas nada representativo. Se a gestante apresentar um sagramento intenso ou que dure mais de um dia, ela deve procurar um pronto atendimento ou entrar em contato com seu obstetra com urgência. Você também vai gostar de ler: 35 Semanas de Gestação

Postagens relacionadas: