adplus-dvertising

O que pode aumentar a pressão intracraniana?

Índice

O que pode aumentar a pressão intracraniana?

O que pode aumentar a pressão intracraniana?

Na maioria dos casos, o aumento da pressão intracraniana pode ser devido a um aumento da quantidade do líquido cefalorraquidiano (o fluido que envolve o cérebro e a medula espinhal) nos espaços ao redor do cérebro.

São indicações de Monitorização da PIC?

Em adultos, a monitorização da PIC também está indicada na presença de TC de crânio normal, quando dois dos seguintes fatores forem encontrados: idade acima de 40 anos, pressão arterial sistólica

Quais os sinais de aumento da pressão intracraniana?

Os principais sinais e sintomas associados ao aumento da pressão intracraniana (PIC) correspondem à cefaléia, náuseas, vômitos e letargia, podendo ocorrer sintomas focais devido a lesões ocasionando síndromes de herniação.

Quais as principais complicações da elevação da hipertensão intracraniana?

Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.

O que fazer para abaixar a pressão intracraniana?

O tratamento para hipertensão intracraniana, normalmente, é feito em internamento no hospital e depende da sua causa. Porém, é comum que o tratamento inclua a injeção de remédios corticoides, diuréticos ou barbitúricos na veia, que diminuem a quantidade de líquido no crânio e reduzem a pressão.

Como medir a pressão intracraniana?

A monitorização da PIC é feita por meio da análise da pressão liquórica, a partir de parafusos cranianos e cateteres de silicone ou polietileno e, também de fibra ótica, conectados à monitores.

O que quer dizer PIC na medicina?

Pressão intracraniana (PIC) é pressão exercida pelo crânio sobre o tecido cerebral, fluido cerebroespinhal e sangue circulante do cérebro.

Quais são as complicações comuns na Monitorização da PIC?

O aumento da PIC é uma complicação grave que pode resultar em uma herniação com paradas respiratória e cardíaca e morte....Existem quatro mecanismos de compensação:

  • Desvio de LCR para o espaço subaracnóide;
  • Aumento da absorção de LCR;
  • Diminuição da produção de LCR;
  • Desvio de sangue venoso para fora do crânio.

Qual o valor a PIC deve manter?

Os valores normais da PIC citados por muitos autores é de 0 a 15 mmHg, entretanto na prática clinica é aceitável valores de até 20 mmHg. Reis (2002) afirma que mais importante que a simples mensuração da PIC é o seu papel na determinação da pressão de perfusão cerebral (PPC).

São mecanismos fisiológicos compensatórios da hipertensão intracraniana?

Inicialmente, mecanismos compensatórios permitem que o volume cresça com pequenas elevações de pressão. Estes mecanismos incluem o deslocamento do líqüor para o saco tecal e a diminuição no volume de sangue por vasoconstrição e drenagem extracraniana.

Qual a indicação da PIC?

  • A alteração do volume de um desses conteúdos pode causar a hipertensão intracraniana (HIC). A medida da PIC é sempre invasiva e sua indicação depende de uma avaliação do risco/benefício Indicações Em algumas situações, ela é necessária:

Qual o valor da PIC?

  • O valor da PIC é decodificado por um transdutor que fica acoplado ao monitor multiparamétrico. Técnicas Monitorização da Pressão Intracraniana:

Qual a consequência da elevação da PIC?

  • Smith (1997) afirma que a elevação da PIC é uma complicação grave e emergencial que pode resultar além da herniação das estruturas cerebrais com parada respiratória e cardíaca e morte. Entretanto, existe um intervalo de tempo no aumento da PIC até uma consequência mais grave ocorrer.

Como é realizada a monitorização da PIC?

  • A monitorização da PIC é realizada através da pressão liquórica, a partir de parafusos cranianos, cateteres de fibra óptica ou de polietileno ou de silicone preenchidos com fluidos conectados a transdutores de pressão e instrumentos de medida com registro, ou a partir de sensores extradurais que avaliam a tensão da duramáter.

Postagens relacionadas: