adplus-dvertising

Como tratar o melasma no rosto?

Índice

Como tratar o melasma no rosto?

Como tratar o melasma no rosto?

Para tratar o melasma, que é composto por manchas escuras na pele, podem ser usados cremes clareadores, como a hidroquinona ou tretinoína, ou feitos tratamentos estéticos, como laser, peeling químico ou microagulhamento, orientados pelo dermatologista.

Porque surge melasma no rosto?

Não há uma única causa definida para o melasma, mas sabe-se que ele está relacionado principalmente à exposição solar, mas também ao uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças (ex: hepatopatias) e à gravidez.

O que ativa melasma?

Os raios solares estão entre as principais causas do melasma, porém, esse não é o único fator que leva ao surgimento das manchas escuras no corpo. Entre outros, podemos destacar também as alterações hormonais comuns durante a gravidez e a ingestão de pílulas anticoncepcionais.

Quais alimentos prejudicam o melasma?

Alimentos que contribuem para o processo inflamatório

  • 01 – Alimentos processados cheios de gorduras ruins. ...
  • 02 – Laticínios. ...
  • 03 – Açúcar. ...
  • 04 – Alimentos fritos. ...
  • 05 – Álcool. ...
  • 06 – Carboidratos refinados e glúten. ...
  • 07 – Soja. ...
  • 08 – Café e produtos com cafeína.

Qual a melhor pomada para tirar melasma do rosto?

O suavicid é uma pomada que contém na sua composição hidroquinona, tretinoína e fluocinolona de acetonida, substâncias que ajudam a clarear manchas escuras da pele, especialmente no caso de melasma provocado pela exposição excessiva ao sol.

Qual o motivo do surgimento do melasma?

Melasma é uma dermatose comum que cursa com alteração da cor da pele normal, resultante da hiperatividade melanocítica focal epidérmica de clones de melanócitos hiperfuncionantes, com consequente hiperpigmentação melânica induzida, principalmente, pela radiação ultravioleta.

Como estabilizar o melasma?

– Cremes: os mais usados são à base de hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinóico e ácido azeláico. Mesmo com resultados rápidos, não funciona em todo paciente e pode levar até alguns anos para estabilizar o quadro. – Peelings: pode clarear a pele mais gradual e rapidamente que os cremes.

Como funciona o tratamento do melasma?

  • Não há cura para o melasma, ou seja, não há nada que faça as manchas desaparecerem para sempre. A boa notícia é que é possível clareá-las em até 100%, dependendo do caso, e, se a proteção solar for adequada, dificilmente elas voltarão. Para entendermos como funciona o tratamento do melasma, precisamos saber como a melanina é produzida.

Qual a tonalidade do melasma?

  • O melasma é uma mancha escura, na maioria das vezes, com tonalidade marrom, que surge em áreas do rosto - na região das bochechas, testa e buço - e em outros lugares do corpo - como braços, pescoço e colo.

Qual a causa do aparecimento do melasma?

  • Ainda não foi totalmente esclarecida a causa do aparecimento do melasma. O certo é que a exposição aos raios ultravioleta estimula a atividade dos melanócitos (células especializadas na produção de melanina, pigmento que confere cor à pele), e a melanose (acúmulo de melanina nos tecidos).

Qual o local mais comum de melasma?

  • Na esmagadora maioria dos pacientes, o melasma é assintomático. Raramente ocorrem coceira, ressecamento ou vermelhidão da área mais escurecida. Menos de 10% dos pacientes com envolvimento facial apresentam também melasma extra-facial. Os locais mais envolvidos são os braços (95%), antebraços (80%), tórax (47%) ou costas (11%).

Postagens relacionadas: