Como é classificada a depressão dentro dos Transtornos Mentais )?
Índice
- Como é classificada a depressão dentro dos Transtornos Mentais )?
- Porque a depressão é considerada uma patologia?
- Quais os distúrbios da depressão?
- O que diz a teoria Monoaminérgica da depressão?
- Quais as prevenções para depressão?
- O que significa depressão atípica?
- Quem acredita que depressão é a deficiência de serotonina?
- Qual o papel da serotonina no cérebro?
- Quais são os receptores da serotonina em nosso organismo?
- Qual o substrato para a produção da serotonina?

Como é classificada a depressão dentro dos Transtornos Mentais )?
Transtorno depressivo maior. Transtorno depressivo persistente. Transtorno disfórico pré-menstrual.
Porque a depressão é considerada uma patologia?
A depressão, atualmente, é considerada uma patologia do humor que afeta grande parte da população em alguma época da vida. É caracterizada por alterações de humor, e pode afetar a capacidade de ação das pessoas, podendo haver também desinteresse pelas atividades e perda de energia.
Quais os distúrbios da depressão?
A depressão provoca disfunções cognitivas, psicomotoras e de outros tipos (p. ex., dificuldade de concentração, fadiga, perda do desejo sexual, perda de interesse ou prazer em praticamente todas as atividades que anteriormente eram apreciadas, distúrbios do sono), bem como humor depressivo.
O que diz a teoria Monoaminérgica da depressão?
Por mais de três décadas, as bases biológicas dos transtornos depressivos têm sido explicadas por meio da hipótese monoaminérgica da depressão. Essa teoria propõe que a depressão seja conseqüência de uma menor disponibilidade de aminas biogênicas cerebrais, em particular de serotonina, noradrenalina e/ou dopamina.
Quais as prevenções para depressão?
Ajudam a prevenir a depressão leitura, aprender coisas novas, ter hobbies, viajar e se divertir. Essas práticas mantém a cabeça ativa e a ocupam com pensamentos positivos. A ciência já comprovou que cuidar do corpo reflete na saúde mental de forma positiva.
O que significa depressão atípica?
Depressão atípica é um subtipo de depressão maior ou transtorno distímico que envolve vários sintomas específicos, incluindo aumento do apetite ou ganho de peso, sonolência ou sono excessivo, fadiga marcada ou fraqueza, humores que são fortemente reativos às circunstâncias ambientais, e sentindo-se extremamente ...
Quem acredita que depressão é a deficiência de serotonina?
- Você Acredita que Depressão é a Deficiência de Serotonina? O conceito que se prega é que depressão é causada por um desequilíbrio químico no cérebro que leva a baixos níveis de serotonina. Essa teoria tem mais de 60 anos, e confesso que acreditei nisso por muitos anos.
Qual o papel da serotonina no cérebro?
- Como neurotransmissor, controla a atividade neural e desempenha um papel em uma ampla gama de processos neuropsicológicos. Apenas 2% da serotonina do corpo é encontrada no cérebro e 95% é produzida no intestino, onde modula as ações hormonais, endócrinas, autócrinas e parácrinas.
Quais são os receptores da serotonina em nosso organismo?
- Com exceção do 5-HT3, que é um receptor ionotrópico, ou seja, ligado a um canal iônico, os demais são receptores metabotrópicos, associados à proteína G. Cada um desses receptores é expresso em um determinado local, e atuam de formas distintas. As principais ações da serotonina em nosso organismo são inibitórias.
Qual o substrato para a produção da serotonina?
- O substrato necessário para produção da serotonina é um aminoácido, o triptofano, que é obtido por meio da alimentação, sendo encontrado em diversos alimentos como: chocolate preto, vinho tinto, banana, abacaxi, cereais integrais, castanha do Pará, leite, tomate, e carnes magras.