adplus-dvertising

Quais os principais problemas que elas enfrentam no dia a dia da coleta de babaçu?

Índice

Quais os principais problemas que elas enfrentam no dia a dia da coleta de babaçu?

Quais os principais problemas que elas enfrentam no dia a dia da coleta de babaçu?

As mulheres também dizem que têm sido cada vez mais expostas a ameaças, intimidações e violência física e sexual por agricultores e outros trabalhadores do agronegócio.

Quais são os objetivos do Miqcb?

O MIQCB tem como missão organizar as quebradeiras de coco babaçu para que conheçam seus direitos, a fim de promover a autonomia política e econômica em defesa das palmeiras de babaçu, dos territórios, do meio ambiente e da luta pela melhoria de suas condições de vida e de suas famílias, com base no bem viver.

Qual a relação entre as grandes fazendas e o acesso aos babaçuais?

No entanto, a maior parte dos babaçuais está em grandes fazendas. As quebradeiras estão dispostas a mudar esse quadro. ... Basicamente, ela proíbe a derrubada de palmeiras e garante o acesso e o uso comunitário dos babaçuais por parte das quebradeiras, mesmo se estiverem em terras privadas.

Quais são os problemas que as quebradeiras enfrentam?

Apesar disso, as quebradeiras de coco babaçu ainda enfrentam diversas dificuldades, como a restrição do acesso às terras, a destruição dos babaçuais, conflitos rurais e vulnerabilidade socioeconômica.

O que são os Babaçueiros?

Babaçueiros – Populações extrativistas que vivem da coleta do babaçu e da utilização dessa palmeira. Encontram-se espalhados por uma área de cerca de 200 mil quilômetros quadrados, basicamente entre os estados do Piauí e do Maranhão.

Quem majoritariamente compõe o Movimento Interestadual das quebradeiras de coco babaçu?

O “Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco” (MIQCB) tem como característica marcante a força das mulheres que o compõe. ... Pelo contrário, o MIQCB assume principalmente um caráter ideológico, em que se busca a educação e conscientização dessas trabalhadoras rurais.

Qual o trabalho das quebradeiras de coco?

Transformam as palhas das folhas em cestos, a casca do coco em carvão e a castanha em azeite e sabão. Organizadas, criaram cooperativas para produção e comercialização de seus produtos, como farinha, azeite, sabonete e outros derivados do babaçu.

Quem são as quebradeiras?

As quebradeiras de coco babaçu são grupos formados por mulheres de comunidades extrativistas do estado do Maranhão, Tocantins, Pará e Piauí. ... A semente do coco babaçu é oleaginosa, sendo utilizada como matéria prima para diversos produtos manufaturados, além de servirem de alimento para as quebradeiras e suas famílias.

Postagens relacionadas: