O que o Protalo de Samambaia tem em comum com as briófitas?
Índice
- O que o Protalo de Samambaia tem em comum com as briófitas?
- Qual é a consequência da germinação de um esporo de samambaia?
- Como samambaias pteridófitas podem se reproduzir assexuadamente e Sexuadamente?
- Quais são as diferenças entre as briófitas?
- Quais são as plantas conhecidas por briófitas?
- Por que as briófitas são baixas?
- Como as briófitas são importantes para a sobrevivência dos seres humanos?

O que o Protalo de Samambaia tem em comum com as briófitas?
O protalo das samambaias contém estruturas onde se formam anterozoides e oosferas. ... Quando adulta, as samambaias formam soros, iniciando novo ciclo de reprodução. Como você pode perceber, tanto as briófitas como as pteridófitas dependem da água para a fecundação.
Qual é a consequência da germinação de um esporo de samambaia?
A samambaia é uma planta assexuada produtora de esporos. Por isso, ela representa a fase chamada esporófito. ... Então os esporos caem no solo úmido; cada esporo pode germinar e originar um protalo, aquela plantinha em forma de coração mostrada no esquema.
Como samambaias pteridófitas podem se reproduzir assexuadamente e Sexuadamente?
As samambaias podem se reproduzir de forma assexuada por fragmentação e por forma sexuada os esporos são levados pelo vento e, após a germinação, forma-se o prótalo. Além disso, o ambiente favorável das pteridófitas são substratos úmidos, ou seja, apesar de possuírem vasos condutores de seiva, elas necessitam da água.
Quais são as diferenças entre as briófitas?
- Os exemplos mais conhecidos são as samambaias, avencas e cavalinhas, muito utilizadas como plantas ornamentais. Diferem das briófitas principalmente por causa dos tecidos condutores e na alternância das gerações, já que nas pteridófitas o esporófito é a fase dominante e nas briófitas é o gametófito.
Quais são as plantas conhecidas por briófitas?
- 4. (PUC-PR) No estudo dos vegetais, encontramos plantas conhecidas por Briófitas, como os musgos, e as Pteridófitas, como as samambaias. Esses vegetais apresentam certas características próprias e outras comuns a outros grupos vegetais.
Por que as briófitas são baixas?
- Devido a ausência de vasos condutores de nutrientes, a água absorvida do ambiente e é transportada nessas plantas de célula para célula, ao longo do corpo do vegetal. Esse tipo de transporte é relativamente lento e limita o desenvolvimento de plantas de grande porte. Assim, as briófitas são sempre pequenas, baixas.
Como as briófitas são importantes para a sobrevivência dos seres humanos?
- As briófitas são extremamente abundantes no planeta Terra e, portanto, muito importantes para a sobrevivência dos seres humanos. A seguir, descobriremos ainda mais sobre essas plantas! A reprodução das briófitas é extremamente dependente da água, um processo conhecido pelo nome de oogamia.