O que é procrastinação e exemplos?
Índice
- O que é procrastinação e exemplos?
- O que leva uma pessoa a procrastinar?
- O que é procrastinação e por que as pessoas procrastinam?
- Como lidar com pessoas que procrastinam?
- Quais as consequências da procrastinação?
- Quais os problemas da procrastinação?
- Quais são os malefícios da procrastinação?
- Por que as pessoas são mais propensas a procrastinar?
- Como a procrastinação funciona?
- Por que a procrastinação é prejudicial?

O que é procrastinação e exemplos?
A procrastinação é a protelação do ato. Acontece, por exemplo, quando você deixa um assunto para resolver depois. De certa forma, é um comportamento normal, no sentido de priorizar atividades, mas em outros casos, principalmente quando isso se torna corriqueiro, chega a ser prejudicial.
O que leva uma pessoa a procrastinar?
Em geral, procrastinamos porque nosso cérebro tem dificuldade de avaliar as consequências de longo prazo e é mais sensível aos ganhos ou desfechos que ocorrem de forma imediata. ... Somos mais sensíveis a recompensas e respostas imediatas, mais tangíveis e fáceis de serem percebidas pelo cérebro como algo concreto.
O que é procrastinação e por que as pessoas procrastinam?
Embora pareça um mal da vida moderna, procrastinar é uma realidade desde as civilizações antigas. ... De forma geral, o cérebro humano “se rende” à procrastinação porque tem preferência pela recompensa imediata. Por isso, tende a lutar com tarefas que prometem vantagens futuras em troca de esforços no presente.
Como lidar com pessoas que procrastinam?
Tendo tudo isso em mente, vamos agora para algumas técnicas práticas para lidar com a procrastinação?
- Faça uma lista realista das atividades que tem que realizar. ...
- Entenda o sentido da tarefa. ...
- Crie barreiras para procrastinação. ...
- Conheça sua hora mais produtiva. ...
- Divida a grande tarefa em pequenas tarefas.
Quais as consequências da procrastinação?
Outros problemas que a procrastinação pode gerar incluem: Perder oportunidades por conta da falta de organização com o tempo. Sentir-se cansado ao final do dia, mesmo sem ter realizado as atividades que gostaria. Precisar concluir tarefas em pouco tempo e, com isso, obter resultados ruins ou medianos.
Quais os problemas da procrastinação?
Só que essas reiteradas postergações não impactam somente na baixa produtividade, mas também em males a nossa saúde. Estresse crônico, sintomas relacionados com a depressão e ansiedade, hipertensão e até doenças cardiovasculares são alguns dos problemas ligados à procrastinação.
Quais são os malefícios da procrastinação?
— Procrastinar é prejudicial às realizações e também à saúde, resulta em estresse e culpa, levando à perda de produtividade e à vergonha por não cumprir responsabilidades.
Por que as pessoas são mais propensas a procrastinar?
- As pessoas são mais propensas a procrastinar quando seus objetivos são vagos ou abstratos em comparação a quando seus objetivos são concretos e claramente bem definidos. Por exemplo, algumas metas como “entrar em forma” ou “começar a se exercitar” são relativamente vagas e, portanto, podem levar à procrastinação.
Como a procrastinação funciona?
- A procrastinação é como uma assassina silenciosa de sonhos, que lentamente vai fazendo com que os dias da sua vida passem sem que você dê nenhum passo importante rumo aos seus maiores objetivos. Em vez de fazer o que você deveria estar fazendo, você acaba passando horas navegando no Facebook, vendo vídeos no YouTube, procurando séries no Netflix.
Por que a procrastinação é prejudicial?
- A procrastinação é muitas vezes prejudicial para a capacidade das pessoas buscarem com sucesso seus objetivos, o que é evidente, por exemplo, no fato da procrastinação estar associada a receber notas ruins ou ganhar um salário baixo.