O que você pensa sobre a velhice?
Índice

O que você pensa sobre a velhice?
Essa expressão “velho” está associada a um sentido negativo, contrariedade ou negação de uma fase da vida, ou aquilo que não serve mais para nada, assim como uma pessoa doente, caduca, gagá… ... A velhice virou um tabu, já que a juventude hoje não é mais uma fase, um período da vida e sim uma vida inteira.
Como os jovens enxergam os idosos?
Os jovens enxergam os velhos como um 'outro', o que gera um distanciamento intergeracional, pela dificuldade de compreender e lidar com as diferenças (Martinez, 2007) e (Oliveira, 2009).
Como a sociedade vê a velhice?
Imagem: iStock Segundo o psicanalista, a sociedade tende a colocar o idoso como alguém com menos direitos, que não consegue tomar decisões e é até infantilizado. “A pessoa perde autonomia. ... O psicanalista explica que uma nova geração de idosos mais inquietos está se formando e pode dar voz aos problemas da idade.
O que os idosos pensam sobre a velhice?
Diferentemente da visão negativa e homogeneizadora do outro em torno da velhice, de maneira geral os idosos entrevistados vivenciam o processo do envelhecimento de forma diferente e relatam a velhice como uma fase de prazer, não sendo percebidos conflitos, frustrações ou dramaticidade na forma de vivenciarem a velhice.
O que os idosos podem aprender com os mais jovens?
Estudar algo novo, além de estimular as funções cognitivas pode, direta ou indiretamente, promover relações sociais. Ao estudar e aprender algo diferente, o idoso amplia e reformula o pensamento, além de redimensionar e redirecionar fatos e ações.
Como os jovens podem contribuir para o Bem-estar dos idosos?
O convívio dos idosos com as camadas mais jovens, principalmente no ambiente familiar e no meio profissional, pode diminuir o isolamento social dos mais velhos, afirmaram os participantes do debate. O representante da Confederação Nacional das Entidades de Família, Pedro Hollanda, listou os benefícios dessa interação.
Qual é o papel do idoso na sociedade atual?
“O idoso colabora com a sociedade com suas experiências, sabedorias e fortes princípios de família, respeito, gratidão e amor. ... “Ajuda a compreender o processo de envelhecimento, aumenta a empatia entre jovens e idosos, cria harmonia e bem-estar dentro da família, fortalece vínculos e princípios familiares”, afirma.