Quais as leis brasileiras de proteção em relação ao tráfico de animais silvestres?
Índice
- Quais as leis brasileiras de proteção em relação ao tráfico de animais silvestres?
- Como combater o comércio de animais silvestres?
- Quem combate o tráfico de animais?
- Qual é a pena para tráfico de animais silvestres?
- Como legalizado venda de animais silvestres?
- Por que o tráfico de animais silvestres?
- Quais são os riscos do tráfico de animais?
- Como combater o comércio ilegal de animais silvestres?
- Qual a questão do comércio de animais silvestres?

Quais as leis brasileiras de proteção em relação ao tráfico de animais silvestres?
De acordo com a Lei 9.605 que dispõe sobre as condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, é crime: Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.
Como combater o comércio de animais silvestres?
Entre 60% e 70% dos animais traficados no Brasil são comprados pelos próprios brasileiros. Então faça a sua parte: NÃO compre animais silvestres. NÃO compre produtos feitos com partes de animais silvestres, como penas, peles, garras e ossos.
Quem combate o tráfico de animais?
A Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas) vem recebendo elogios e prêmios internacionais por sua abordagem inovadora no sentido de rastrear e combater o comércio ilegal de espécies brasileiras no mundo.
Qual é a pena para tráfico de animais silvestres?
Para quem traficar espécies silvestres, a pena prevista na proposta é reclusão de três a oito anos e multa. Hoje, a pena prevista para todos estes crimes é detenção de seis meses a um ano e multa.
Como legalizado venda de animais silvestres?
A única forma de ter um animal silvestre legalizado é adquiri-lo de um criadouro ou estabelecimento comercial autorizado pelo Ibama ou pelo órgão estadual/distrital.
Por que o tráfico de animais silvestres?
- O tráfico de animais silvestres, se tornou nos últimos anos um dos mais lucrativos comércios ilegais do mundo, sendo o Brasil o epicentro desse mercado, devido a sua grande biodiversidade.
Quais são os riscos do tráfico de animais?
- Os riscos e as consequências do tráfico de animais são altamente perigosos não só em relação às ameaças de extinção das espécies nativas ou da movimentação econômica, ilegal e clandestina, que ocorre durante esse processo, mas também do ponto de vista da saúde para a população.
Como combater o comércio ilegal de animais silvestres?
- A orientação para combater o comércio ilegal de animais silvestres recai sobre o incentivo e o aumento de investimento em pesquisas que promovam a conscientização ambiental, bem como revisão da legislação vigente.
Qual a questão do comércio de animais silvestres?
- Para a professora, o comércio de animais silvestres é uma questão que envolve, além da conservação, tópicos como sustentabilidade, economia, saúde e educação.