O que as palavras lá e cá representa para o eu lírico?
Índice
- O que as palavras lá e cá representa para o eu lírico?
- Onde é lá e cá?
- Como a Pátria é apresentada no poema?
- Qual a característica básica do romantismo?
- Como podemos caracterizar o eu lírico do poema?
- Que características românticas estão presentes no poema?
- Onde seria cá e lá nesse poema?
- Quais são os exemplos do eu lírico?
- Qual é a diferença entre eu lírico e poeta?
- Qual é o gênero lírico?

O que as palavras lá e cá representa para o eu lírico?
As palavras “lá” e “cá” representam o lugar deixado para trás e o lugar em que o eu poético se encontra no momento em que sente saudades. Os versos “As aves, que aqui gorjeiam, / Não gorjeiam como lá,” indicam sentimento de desilusão do poeta.
Onde é lá e cá?
Cá-Portugal (lugar para onde Gonçalves Dias foi ''exilado'' em aspas porquê ele estava apenas estudando em Portugal, mais precisamente na universidade de Coimbra). Lá- Brasil (terra natal do Poeta).
Como a Pátria é apresentada no poema?
Na época que o poeta foi escrito, o Brasil passou por um processo de rompimento junto a Portugal e existia uma grande atenção ao nacionalismo. A visão de pátria é apresentada no poema quando o mesmo fala que sente saudades do Brasil, que são expressadas em 'saudades das terras'.
Qual a característica básica do romantismo?
Entre as marcas principais do Romantismo estão o sentimentalismo, a supervalorização das emoções pessoais, o subjetivismo e egocentrismo. É dessa maneira que os poetas se colocavam como o centro do universo. Dentro de um universo particular, o poeta sente a derrota do ego, produz frustração e tédio.
Como podemos caracterizar o eu lírico do poema?
Eu lírico é o nome que se dá à voz poética, ou seja, a voz que expressa emoções, sentimentos, pensamentos e/ou opiniões em uma poesia. Dessa maneira, o eu lírico, presente em todo texto poético, é uma criação do poeta.
Que características românticas estão presentes no poema?
Saudosismo, exaltação da natureza, patriotismo exacerbado (UFANISMO) são três características do Romantismo neste poema.
Onde seria cá e lá nesse poema?
Neste poema,CÁ corresponde ao local do exílio, e LÁ , ao Brasil.
Quais são os exemplos do eu lírico?
- Na música de Caetano Veloso temos exemplos do eu lírico utilizando as figuras de linguagem para representar a figura de um homem com a metáfora do “leãozinho” e expressar seus desejos e sentimentos a uma outra pessoa. (...)
Qual é a diferença entre eu lírico e poeta?
- Um dos maiores nomes da Literatura Portuguesa, Fernando Pessoa, nos chama a atenção para essa diferença entre o eu lírico e o poeta quando cria seus heterônimos. Os heterônimos são pessoas inventadas pelo poeta, que têm sua própria personalidade e, assim, assinam os poemas.
Qual é o gênero lírico?
- O gênero lírico é aquele destinado a expressar emoções, sensações, disposições psíquicas, ou seja, a vivência de um eu em seu encontro com o mundo. Mas esse eu lírico, essa voz do poema, não é necessariamente o autor, mas sim um eu fictício, que pode ou não ter características do eu autoral.