adplus-dvertising

Qual indicação da sonda Nasogastrica?

Índice

Qual indicação da sonda Nasogastrica?

Qual indicação da sonda Nasogastrica?

Indicações de Sondagem Nasogástrica: trato gastrointestinal funcionante, mas com impossibilidade ou insuficiência de alimentação por VO (distúrbio de Page 2 deglutição, redução do nível de consciência, anorexia).

Como usar a sonda Nasogastrica?

Antes de administrar qualquer substância via sonda, é necessário aspirar o líquido que está dentro do estômago. Dobre a ponta da sonda e aperte, evitando a entrada de ar no tubo e, então, retire a tampa. Encaixe a seringa, desdobre o tubo e puxe o êmbolo, aspirando o conteúdo gástrico.

Quando usar a sonda nasoenteral?

É muito utilizada em pacientes que estão em internação prolongada ou que não têm tempo determinado para fazer uma alimentação via oral. É empregada tanto na internação hospitalar quanto na internação domiciliar. A introdução de uma sonda nasoenteral é feita somente por um enfermeiro.

Qual o posicionamento de uma sonda gástrica?

A aspiração de suco gástrico indica a entrada da sonda no estômago. O posicionamento de sondas maiores é checado inserindo-se 20 a 30 mL de ar e auscultando-se a passagem de ar com o estetoscópio abaixo da região subcostal esquerda.

Quais tipos de sonda nasogástrica?

Tipos de Sonda Nasogástrica A sonda nasogástrica é introduzida através do nariz ou boca até o estômago. As mais comumente usadas são: sonda de Levine, gástrica simples, Nutriflex, a Moss e a Sengstaken-Blakemore (S-B).

Como medir a sonda Nasogastrica?

Medir a sonda da ponta do nariz ao lóbulo da orelha até o apêndice xifóide e daí mais 3 cm marcando com esparadrapo. ► Lubrificar a ponta da sonda. possível) deglutindo a sonda quando passar pela faringe.

O que é sonda nasogástrica aberta?

Sonda Nasogástrica Aberta: Quando o objetivo é drenar líquidos intra-gástrico, a saber: esverdeado (bile), borra de café (bile + sangue), sanguinolenta (vivo, escuro), amarelado. Sonda Levine nº 20 ou 22.

Quando o paciente tira a sonda?

Com a saída do cateter para alimentação em 48 a 72 horas o orifício se fechará o que pode dificultar o posicionamento de novo cateter e a impossibilidade de alimentar o paciente caso não haja outra via. Não existe risco de vida com a perda inadvertida ou retirada programada.

Quanto tempo o paciente pode ficar com a sonda nasoenteral?

Por serem resistentes podem permanecer no paciente por longo tempo (5 meses ou mais), sendo necessária a troca somente quando apresentarem problemas como ruptura, obstrução ou mal funcionamento.

Qual é o objetivo da sonda nasoenteral?

A sondagem nasoentérica é a passagem de uma sonda através das fossas nasais, geralmente até o jejuno com a finalidade de alimentar e hidratar. Esta sonda causa menos traumas que a sonda nasogástrica, podendo permanecer por mais tempo, e reduz o risco de regurgitação e aspiração traqueal.

Qual a posição da sonda?

  • A colocação da sonda pode ser checada depois de colocada aspirando-se o conteúdo gástrico e checando-se o ph do material retirado. O ph do aspirado gástrico é ácido (± 3); o ph do aspirado intestinal (± 6,5), e o ph do aspirado respiratório é mais alcalino (7 ou mais). Uma radiografia é o único meio seguro de se verificar a posição da sonda;

Qual a posição da sonda gástrica?

  • Uma radiografia é o único meio seguro de se verificar a posição da sonda; Sonda gástrica simples (“Salem-VENTROL”): é uma sonda radiopaca, de plástico claro, dotada de duas luzes. É usada para descomprimir o estômago e mantê-lo vazio; Sonda Nutriflex: é uma sonda usada para nutrição.

Como colocar a sonda corretamente?

  • A saída de material gástrico informará a correta colocação da sonda. Além disso, insuflar ar através da sonda enquanto se ausculta a região do epigástrico. Se a sonda foi colocada corretamente, será possível escutar o fluxo de ar. Submergir o extremo livre da sonda em um copo de água.

Qual o procedimento de introdução da sonda?

  • Procedimento de introdução da sonda. Para a correta introdução da sonda é importante seguir uma série de passos: Primeiramente, antes de introduzir a sonda, assegure-se de dispor de todo o material e lavar as mãos. Em seguida, assegure-se de encontrar uma área adequada, confortável e corretamente iluminada.

Postagens relacionadas: