O que as paroxítonas têm em comum?
Índice
- O que as paroxítonas têm em comum?
- O que têm em comum nas acentuação das palavras oxítonas?
- Qual a posição da sílaba tônica?
- Quais são as palavras paroxítonas da língua portuguesa?
- Qual a sílaba que mais se prolonga quando estiver gritando?
- Qual a diferença entre essas palavras e o novo Acordo Ortográfico?

O que as paroxítonas têm em comum?
A sílaba tônica é a penúltima. Nas palavras paroxítonas a sílaba tônica, ou seja, a mais forte acontece na penúltima sílaba. Essas palavras podem ou não ter o acento gráfico. Não devemos confundir o acento tônico com o acento gráfico.
O que têm em comum nas acentuação das palavras oxítonas?
As regularidades na acentuação das palavras oxítonas são que elas têm a última sílaba como sendo a sílaba tônica, ou seja, a sílaba mais forte.
Qual a posição da sílaba tônica?
- Quando classificamos as palavras quanto à posição da sílaba tônica, além de proparoxítonas, as palavras podem ser também classificadas de paroxítonas e oxítonas. Nas palavras proparoxítonas, a sílaba tônica é a antepenúltima: técnica ( téc -ni-ca). Nas palavras paroxítonas, a sílaba tônica é a penúltima: repórter (re- pór -ter).
Quais são as palavras paroxítonas da língua portuguesa?
- As palavras paroxítonas correspondem a maioria das palavras da língua portuguesa e não podem ser acentuadas. Nelas, a tonicidade está na penúltima sílaba. Encontros Vocálicos são os nomes que recebem os agrupamentos de vogais ou semivogais, sem que haja uma consoante entre elas.
Qual a sílaba que mais se prolonga quando estiver gritando?
- A sílaba que mais se prolongar quando estiver gritando, é a sílaba tônica. Exemplo: Hooo, Chaveeeeeiro!!!!! Perceba que a sílaba "vei" se prolonga, então é a sílaba tônica. , . Sílaba tônica e átona; Guia Estudo.
Qual a diferença entre essas palavras e o novo Acordo Ortográfico?
- Antes do acordo ortográfico essas palavras eram ditas como paroxítonas e proparoxítonas, mas, com a adesão do novo acordo, foram aceitas como proparoxítonas. Mesmo assim, alguns gramáticos consideram essas palavras paroxítonas formadas por ditongos crescentes pós-tônicos,enquanto outros chamam de proparoxítonas formadas por hiatos.