adplus-dvertising

O que as obras de Aleijadinho representa?

Índice

O que as obras de Aleijadinho representa?

O que as obras de Aleijadinho representa?

A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira.

Quem foi Aleijadinho e suas principais obras?

O Aleijadinho tinha mais de sessenta anos quando, em Congonhas do Campo, realizou suas obras-primas: as estátuas em pedra-sabão dos 12 profetas (1800-1805), no adro da igreja, e as 66 figuras em cedro que compõem os passos da Via Crucis (1796), no espaço do santuário de Nosso Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Quem foi Aleijadinho e quais as suas principais obras?

Aleijadinho (1730-1814) foi um escultor, entalhador, carpinteiro e arquiteto do Brasil colonial. Ele é considerado o maior representante do barroco mineiro, sendo conhecido por suas esculturas em pedra-sabão, entalhes em madeira, altares e igrejas.

Quais são as obras mais conhecidas de Aleijadinho?

As principais Obras de Aleijadinho

  • Retábulo da capela-mor da Igreja de São Francisco em São João del-Rei.
  • Projeto para a fachada da Igreja de São Francisco em São João del-Rei.
  • Cena do carregamento da cruz, na Via Sacra de Congonhas.
  • Detalhe do Cristo carregando a Cruz, naVia Sacra de Congonhas.

Quais são as características do artista Aleijadinho?

Dentre suas características, estão traços como expressividade acentuada, queixo dividido, nariz proeminente, olhos amendoados e pupilas planas, boca entreaberta, braços curtos, entre outros. Para esculpir suas obras, os principais materiais que Aleijadinho utilizava era pedra-sabão e madeira.

Qual foi a obra mais famosa de Aleijadinho?

Os Doze Profetas Uma das principais obras de Aleijadinho e provavelmente a mais icônica, é o conjunto denominado Os Doze Profetas. Os profetas parecem proteger o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas.

Postagens relacionadas: