adplus-dvertising

Qual a relação entre parasitose e saneamento básico?

Índice

Qual a relação entre parasitose e saneamento básico?

Qual a relação entre parasitose e saneamento básico?

O surgimento de parasitoses intestinais está diretamente associado à falta de saneamento básico, tendo em vista que isso aumenta significativamente as chances dos moradores locais consumirem água e alimentos contaminados.

Qual a relação da higiene com as parasitoses?

Os hábitos de higiene pessoal como lavar as mãos antes das refei- ções, após o uso do sanitá- rio, após o ato de se coçar e antes da manipulação de alimentos, bem como man- ter as unhas aparadas e limpas, são medidas de pre- venção que garantem a não contaminação do verme e uma melhor qualidade de vida.

Qual a relação que existe entre as verminoses intestinais e as questões de saneamento e higiene básica?

O saneamento básico é talvez a forma mais eficaz para o controle dessa doença, assim como das demais parasitoses causadas por vermes. Nesse caso, a eliminação dos vetores, os caramujos, também pode ser listada como meio de controle da endemia (doença que mantém o seu nível de incidência) no país.

Porque as parasitoses intestinais ocorrem com mais frequência em locais sem saneamento básico?

“As parasitoses intestinais são mais frequentes em locais sem saneamento básico porque as mais comuns são transmitidas pelo consumo de água sem tratamento ou alimentos contaminados e consumidos crus, como frutas e verduras”, afirma o infectologista Fernando Luiz de Andrade Maia.

Qual a importância do saneamento básico e da higiene pessoal na prevenção das parasitoses?

O contato com esgoto e o consumo de água sem tratamento estão ligadas à altas taxas de mortalidade infantil. A principal causa são doenças como parasitoses, diarreias, febre tifoide e leptospirose. As cidades mais desenvolvidas do Brasil e do mundo dão prioridade ao saneamento.

Quais são os parasitoses mais comuns?

  • A Organização Mundial de Saúde estima em cerca de 3,5 mil milhões o número de pessoas afetadas por parasitoses, das quais 450 milhões são crianças. Os parasitas mais habituais são os do grupo dos helmintas nemátodes, principalmente o Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura e os Ancilostomas.

Como funcionam os parasitas?

  • De um modo geral, os parasitas aproveitam-se da fragilidade do organismo da criança, instalam-se no intestino, depositam os ovos na margem do ânus e esses ovos podem depois ser disseminados através das mãos, brinquedos ou outros objetos.

Quais são os parasitas mais habituais?

  • Os parasitas mais habituais são os do grupo dos helmintas nemátodes, principalmente o Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura e os Ancilostomas. Existem poucos dados relativos à prevalência destas infeções em Portugal.

Como é tolerada a parasitoses intestinais?

  • A maioria das parasitoses intestinais é bem tolerada pelo paciente quando as suas defesas são normais, evoluindo sem queixas ou apenas com sintomas gastrointestinais inespecíficos (dor abdominal, vómitos e diarreia), frequentemente associados a perda de peso.

Postagens relacionadas: