Para que servem as leis de proteção ambiental?
Índice
- Para que servem as leis de proteção ambiental?
- O que diz a legislação ambiental brasileira?
- Quais são as leis que protegem o meio ambiente?
- Que outras leis defendem o meio ambiente?
- Qual o motivo fundamental da leis ambientais?
- Qual é a lei ambiental?
- Quais são os 3 crimes ambientais da legislação brasileira?
- Quais são as leis ambientais?
- Qual foi a primeira lei que regulamentou o meio ambiente?
- Qual a Lei de proteção do Meio Ambiente?
- Qual a área de Proteção Ambiental?

Para que servem as leis de proteção ambiental?
Ouça em voz altaPausarA legislação ambiental consiste em leis, decretos e resoluções que visam o estabelecimento de regras para o funcionamento de empresas e também a conduta do cidadão em relação ao meio ambiente. Estes dispositivos legais ainda definem atos de infrações e punições em caso de não cumprimento das leis.
O que diz a legislação ambiental brasileira?
Ouça em voz altaPausarÉ o conjunto de normas jurídicas que se destinam a disciplinar a atividade humana, para torná-la compatível com a proteção do meio ambiente A legislação ambiental brasileira, para atingir seus objetivos de preservação, criou direitos e deveres para o cidadão.
Quais são as leis que protegem o meio ambiente?
Ouça em voz altaPausarLEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.
Que outras leis defendem o meio ambiente?
Ouça em voz altaPausarDuas leis podem ser consideradas marcos nas questões relativas ao meio ambiente: ... Lei 9.605/1998 - Lei dos Crimes Ambientais - Reordena a legislação ambiental quanto às infrações e punições. Concede à sociedade, aos órgãos ambientais e ao Ministério Público mecanismo para punir os infratores do meio ambiente.
Qual o motivo fundamental da leis ambientais?
Ouça em voz altaPausarAs Leis Ambientais foram criadas com a intenção de proteger o meio ambiente e reduzir ao mínimo as consequências de ações devastadoras. São fiscalizadas por órgãos ambientais e definem regulamentações e atos de infração em casos de não cumprimento. Aplicam-se às organizações de qualquer modalidade e ao cidadão comum.
Qual é a lei ambiental?
Ouça em voz altaPausar. Lei 9.605/1998 - Lei dos Crimes Ambientais - Reordena a legislação ambiental quanto às infrações e punições. Concede à sociedade, aos órgãos ambientais e ao Ministério Público mecanismo para punir os infratores do meio ambiente.
Quais são os 3 crimes ambientais da legislação brasileira?
Tipos de crimes ambientais
- Crimes contra a fauna;
- Crimes contra a flora;
- Poluição e outros crimes ambientais;
- Crimes contra o ordenamento urbano e o patrimônio cultural;
- Crimes contra a administração ambiental e infrações administrativas.
Quais são as leis ambientais?
- Estas leis foram criadas com a intenção de proteger o meio ambiente e reduzir ao mínimo as consequências de ações devastadoras. São fiscalizadas por órgãos ambientais e definem regulamentações e atos de infração em casos de não cumprimento.
Qual foi a primeira lei que regulamentou o meio ambiente?
- Foi a primeira Lei Federal a abordar o meio ambiente como um todo. Além de proibir a poluição e obrigar ao licenciamento e regulamentar a utilização adequada dos recursos ambientais, essa norma instituiu a PNMA e o Sisnama. Com isso estipulou e definiu que o poluidor é obrigado a indenizar danos ambientais que causar, independentemente de culpa.
Qual a Lei de proteção do Meio Ambiente?
- Essa lei objetiva a proteção do meio ambiente e estabelece a obrigação de recuperar os recursos naturais para as empresas que exploram economicamente águas represadas e para as concessionárias de energia elétrica.
Qual a área de Proteção Ambiental?
- Área de Proteção Ambiental (Lei 6.9) Estabelece as diretrizes para a criação das Estações Ecológicas e as Áreas de Proteção Ambiental (APA’s). As Estações Ecológicas são áreas representativas de diferentes ecossistemas do Brasil que precisam ter 90% do território inalteradas e apenas 10% podem sofrer alterações para fins acadêmicos.