adplus-dvertising

Qual deve ser o tipo de água necessária para a manipulação dos produtos há algum equipamento obrigatório?

Índice

Qual deve ser o tipo de água necessária para a manipulação dos produtos há algum equipamento obrigatório?

Qual deve ser o tipo de água necessária para a manipulação dos produtos há algum equipamento obrigatório?

Água Purificada: A água utilizada na manipulação deve ser obtida a partir da água potável, tratada em um sistema que assegure a obtenção da água com especificações farmacopéicas para água purificada, ou de outros compêndios internacionais reconhecidos pela ANVISA, conforme legislação vigente.

Qual legislação dispõe sobre as Boas Práticas de Manipulação de preparações magistrais e oficinais para uso humano?

RDC 67/2007 - Dispõe sobre Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias.

Quais documentos devem estar presentes na Farmácia magistral durante a inspeção sanitária?

d) Verificar os seguintes documentos legais do fornecedor: - Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE); - Autorização Especial (AE), quando aplicável (Portaria SVS/MS nº 344/1998*); - Licença de Funcionamento (alvará sanitário); - Certidão de Regularidade do Conselho Regional de Farmácia (empresa e farma- cêutico);

Quais são os tipos de água utilizados na produção de produtos estéreis?

Existem basicamente três tipos de água para uso farmacêutico, de acordo com a Farmacopeia Brasileira, 5ª edição: a água purificada (AP), a água para injetáveis (API) e a água ultrapurificada (AUP).

Quais são os principais pontos que devem ser avaliados em um estudo técnico para a produção de água para uso farmacêutico?

A água para injetáveis deve atender aos ensaios físico-químicos preconizados para a água purificada, além dos testes de contagem total de bactérias ≤ 10 UFC/100 mL e de endotoxinas bacterianas, cujo valor deve ser menor que 0,25 UE/mL.

Qual a importância das boas práticas de manipulação?

São práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a venda para o consumidor. O objetivo das Boas Práticas é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.

Quais dos documentos abaixo são recomendáveis levarmos na inspeção?

  • Consulta a registro.
  • Danos à saúde.
  • Cigarro eletrônico.
  • Ambientes livres de tabaco.
  • Embalagens e advertências sanitárias.
  • Propaganda e exposicao.
  • Aditivos.
  • Disque Saúde.

O que a vigilância sanitária fiscaliza em uma farmácia?

A vigilância sanitária tem como uma de suas funções o acompanhamento e a avaliação do uso de medicamentos, conforme uma perspectiva de obtenção de resultados concretos e de melhorias da qualidade de vida da sociedade.

Qual a relação entre farmácia magistral e controle de qualidade?

  • Farmácia magistral e controle de qualidade. A manipulação de medicamentos no Brasil remonta aos tempos coloniais. Após um período de declínio, entre os anos 40 e 70 do século passado, os estabelecimentos magistrais ressurgiram a partir dos anos surgiu a primeira regulamentação específica para o setor, a RDC-33/00 (BRASIL, 2001).

Será que a farmácia de manipulação poderá ter controle de qualidade?

  • Nessa norma consta previsto que a farmácia de manipulação poderá terceirizar algumas análises de controle de qualidade por meio de contrato entre as empresas, devendo ser estabelecidos os métodos de análise utilizados.

Como garantir a qualidade dos medicamentos em farmácias?

  • Segundo Futuro, Pimenta e Silva (2008), para garantir a qualidade dos medicamentos produzidos em farmácias, o controle deve começar no processo de produção, pois em função das especificidades dos itens preparados, as inspeções sobre o produto final se tornam limitadas.

Por que o número de farmácias magistrais tem aumentado?

  • ANFARMAG (2006) ressalta que o número de farmácias magistrais no Brasil tem aumentado assim como em outros países. Considera que o motivo para este aumento tem relação com a vantagem da terapêutica personalizada que permite a adequação de doses, associação de fármacos e escolha da forma farmacêutica mais adequada ao paciente.

Postagens relacionadas: