Quais são as glândulas salivares e suas funções?
Índice
- Quais são as glândulas salivares e suas funções?
- Qual a função da glândula salivar sublingual?
- Quais são as glândulas salivares maiores?
- Quem produz mais saliva?
- Onde fica a glândula salivar?
- Quais as características individuais de cada glândula salivar?
- Qual a função das glândulas Submandibulares e glândulas sublinguais?
- Onde sai a saliva?
- Quais são os sintomas das glândulas salivares?
- Quais são as glândulas da saliva que excretam?
- Quais são as glândulas salivares presentes na boca?
- Por que os cistos das glândulas salivares podem se desenvolver?

Quais são as glândulas salivares e suas funções?
As glândulas salivares secretam a saliva, que atua na digestão e protege as mucosas. As três principais glândulas salivares são: parótidas, submandibulares e sublinguais. As glândulas salivares são glândulas exócrinas, consideradas como anexos do sistema digestório, que lançam o seu produto na cavidade bucal.
Qual a função da glândula salivar sublingual?
- Glândulas sublinguais: localizadas logo embaixo da língua, também encontrada aos pares (assim como parótidas e submandibulares, compondo com estas o grupo de glândulas salivares maiores). Produz saliva em menor quantidade que as demais, mas apresenta importante função no início do processo digestivo.
Quais são as glândulas salivares maiores?
Existe um conjunto de glândulas salivares maiores em cada lado do rosto: as parótidas, as submandibulares e as sublinguais. As parótidas, que ficam à frente das orelhas, são as maiores e apresentam grande parte dos casos de tumores das glândulas salivares, a maioria de tumores benignos.
Quem produz mais saliva?
Glândula Submandibular Ela produz de longe a maior quantidade de saliva de todas as glândulas, sendo responsável por setenta por cento do débito total diário. O ducto de Wharton, que drena a saliva produzida pelas glândulas submandibulares, se abre na papila sublingual, sob a língua.
Onde fica a glândula salivar?
“Quanto à localização, as glândulas salivares maiores são pares, uma de cada lado. As parótidas são as maiores e se localizam na região à frente da orelha, sobre a região lateral da face. Já as glândulas submandibulares ficam abaixo da língua e da mandíbula e as sublinguais sob o assoalho da boca.
Quais as características individuais de cada glândula salivar?
A glândula salivar é constituída por ácinos, sistema tubular e ductos excretores. Existem também dois tipos de células secretoras: as células serosas e as células mucosas. As células serosas possuem formato piramidal. Elas produzem proteínas e glicoproteínas, em geral, com atividades enzimáticas e antimicrobianas.
Qual a função das glândulas Submandibulares e glândulas sublinguais?
As glândulas submandibulares e as outras glândulas salivares são fundamentais para a digestão e a manutenção da saúde bucal. A saliva contém enzimas que começam a decompor os alimentos antes mesmo de chegarem ao estômago. Ela ainda umedece os alimentos para que deslizem facilmente pelo esôfago.
Onde sai a saliva?
As glândulas salivares são estruturas anexas ao sistema digestório humano. Elas localizam-se na cavidade bucal e são responsáveis pela produção de saliva.
Quais são os sintomas das glândulas salivares?
- Os sintomas mais comuns são: o inchaço da glândula, dor local, pele avermelhada e mudanças na composição da saliva. As infecções das glândulas salivares são causadas por bactérias e vírus. Algumas doenças associadas são: Caxumba: infecção viral que afeta as glândulas parótidas.
Quais são as glândulas da saliva que excretam?
- Elas também contribuem para a digestão através das enzimas que excretam na saliva, principalmente a amilase, e que são responsáveis pelo início da digestão dos carboidratos. As glândulas variam muito em tamanho, e também podem ser classificadas com base na natureza da saliva que excretam.
Quais são as glândulas salivares presentes na boca?
- As glândulas salivares estão presentes na boca e podem ser classificadas de acordo com a sua localização em: Glândulas parótidas, que é a maior glândula salivar e está localizada na frente da orelha e atrás da mandíbula; Glândulas submandibulares, que fica presente na parte posterior da boca;
Por que os cistos das glândulas salivares podem se desenvolver?
- Cistos das glândulas salivares podem se desenvolver devido a traumatismos, tumores, infecções ou cálculos salivares que podem bloquear o fluxo de saliva. Já que a saliva não pode escapar para o ducto ela permanece nos tecidos, que começam a se edemaciar conforme a saliva se acumula.