Como foi o desenvolvimento da escrita?
Índice
- Como foi o desenvolvimento da escrita?
- Qual a melhor explicação para o desenvolvimento da escrita?
- Como era o mundo antes da escrita?
- Quais são as etapas da evolução da escrita?
- O que aconteceu com o desenvolvimento da escrita no Ocidente?
- Qual a importância da escrita no estudo do passado?
- Qual a importância da escrita cuneiforme para humanidade?
- Qual a importância da escrita para o desenvolvimento da criança?
- Como o desenvolvimento da escrita é estimulado?
- Qual a origem da escrita?
- Como ocorre a descoberta da escrita pelas crianças?

Como foi o desenvolvimento da escrita?
Sabe-se que a história da escrita começou na antiga civilização mesopotâmica (atual Iraque) por meio dos povos sumérios. Essas pessoas desenvolveram a escrita cuneiforme por volta de 4.000 a.C. Eles iniciaram o processo da escrita usando argila e a cunha (uma ferramenta de metal ou madeira dura, em forma de prisma).
Qual a melhor explicação para o desenvolvimento da escrita?
A escrita surge como necessidade do desenvolvimento da economia e da sociedade que estavam ocorrendo principalmente no Oriente Médio. ... Os vestígios mais antigos de escrita são as tábuas tartaras descobertas na Romênia, com datação estimada de 5500 AEC.
Como era o mundo antes da escrita?
Usavam instrumentos e ferramentas feitos de pedra ou de pedaços de ossos. Nesta fase, a comunicação era em linguagem pouco desenvolvida, além disso sem a elaboração de palavras. Uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres, em que se externava sentimentos e preocupações cotidianas.
Quais são as etapas da evolução da escrita?
De acordo com Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança passa por um processo de aquisição de escrita baseado em cinco níveis de hipóteses: pré-silábica, intermediário, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética.
O que aconteceu com o desenvolvimento da escrita no Ocidente?
Por volta de 600 a.C. os gregos absorvem a escrita fenícia, corrigindo sua maior falha, a falta de vogais, adicionadas por meio de sinais. Com isso, os gregos criavam aquilo que se tornaria o alfabeto utilizado atualmente na cultura ocidental.
Qual a importância da escrita no estudo do passado?
se não fosse a escrita seria bem mais difícil desvendar a história... pense bem: através da escrita nós somos capazes de descobrir coisas do passado e, com isso, concluir a nossa história! ... textos escritos são relatos que vão moldando a história! e é por isso que eles são tão importantes!
Qual a importância da escrita cuneiforme para humanidade?
Com o passar do tempo à escrita cuneiforme foi se popularizando e acabou sendo adotada por outros povos, sendo assim houve uma época em que todos os estados da Mesopotâmia utilizavam este tipo de escrita para se comunicar, trabalhar e até mesmo gravar seus pensamentos. ...
Qual a importância da escrita para o desenvolvimento da criança?
- Ferreiro e Teberosky (1999) acentuam que as crianças adquirem o conhecimento da escrita através do desenvolvimento cognitivo, onde o ambiente social torna-se importante para o desenvolvimento da escrita antes do inicio da alfabetização.
Como o desenvolvimento da escrita é estimulado?
- Ferreiro e Teberosky (1999) acentuam que as crianças adquirem o conhecimento da escrita através do desenvolvimento cognitivo, onde o ambiente social torna-se importante para o desenvolvimento da escrita antes do inicio da alfabetização. A construção de diferenciação entre as letras é estimulada
Qual a origem da escrita?
- Escrita - origem, história e desenvolvimento da escrita. A história da escrita está intimamente ligada à própria história da humanidade, tendo surgido nesse contexto diversas formas de grafar a fala. A história da escrita começou com a forma de grafar denominada de cuneiforme, surgida na Mesopotâmia por volta de 3000 anos a.C..
Como ocorre a descoberta da escrita pelas crianças?
- Cagliari (2001, p. 127) afirma que a descoberta da escrita pelas crianças não ocorre homogeneamente, que elas não aprendem no mesmo ritmo, possuem diferentes níveis e graus de letramento.