adplus-dvertising

Qual era o motivo da Revolta da Vacina?

Índice

Qual era o motivo da Revolta da Vacina?

Qual era o motivo da Revolta da Vacina?

A Revolta da Vacina foi uma revolta de caráter popular que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1904. Sua motivação foi a insatisfação da população com a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola implantada na cidade por meio de Oswaldo Cruz.

Como foi a participação do povo na Revolta da Vacina?

Não foi feito nenhum esclarecimento sobre a importância da vacina ou da higiene. Num tempo onde as pessoas se vestiam cobrindo todo o corpo, mostrar os seus braços para tomar a vacina foi visto como "imoral". Assim, a insatisfação da população contra o governo foi generalizada, desencadeando "A Revolta da Vacina".

Quando estourou a Revolta da Vacina?

Rio de Janeiro - História da Cidade - A Revolta da Vacina. Entre os dias 10 e 18 de novembro de 1904, a cidade do Rio de Janeiro, capital federal, passou pelo que a imprensa da época nomeou como a mais terrível das revoltas populares da República.

Qual era a doença da revolta da vacina?

Em meados de 1904, chegava a 1.800 o número de internações devido à varíola no Hospital São Sebastião. Mesmo assim, as camadas populares rejeitavam a vacina, que consistia no líquido de pústulas de vacas doentes. Afinal, era esquisita a idéia de ser inoculado com esse líquido.

Quais as principais consequências da Revolta da Vacina?

As principais consequências: Em poucos dias, a cidade voltava a calma e a ordem. - Durante a rebelião, morreram cerca de 30 pessoas. O número de pessoas presas foi de 945. Cerca de 460 pessoas, que participaram do movimento, foram deportadas para o Acre.

Como foi controlada a Revolta da Vacina?

Terminada a revolta, o governo desistiu da vacinação, os políticos e militares revoltosos foram anistiados, e começou a repressão à população que havia se rebelado.

Postagens relacionadas: