adplus-dvertising

Porque a flor da pinha não vinga?

Índice

Porque a flor da pinha não vinga?

Porque a flor da pinha não vinga?

As flores da pinha são anatomicamente perfeitas; porém, apresentam um problema fisiológico denominado dicogamia protogínica, onde o amadurecimento do órgão sexual feminino (o gineceu) ocorre antes da maturação do órgão sexual masculino (o androceu), razão pela qual a autofecundação dificilmente ocorre (Araújo et al., ...

Qual é a flor da pinha?

Pinha (ou estróbilo ou ainda cone para os botânicos) é o órgão das plantas da divisão Pinophyta onde se encontram as estruturas reprodutivas. As pinhas lenhosas que estamos habituados a ver são na verdade flores diferenciadas.

Como que é a flor da fruta do conde?

As flores são hermafroditas, pendentes solitárias ou em cachos de duas a três brotos folhosos. A pinha é, na verdade, um conjunto de frutos agregados, originários de uma única flor.

Porque a flor da pinha fica preta?

Possivelmente, a cor preta está relacionada com o próprio dano da praga nos tecidos da fruta e, também, com a presença de fumagina, um fungo semelhante à fuligem que encontra condições de desenvolvimento na solução açucarada excretada pela praga.

Qual o mês da poda da pinha?

Em condições favoráveis de cul- tivo no Estado do Rio de Janeiro, essa poda pode ser realizada de dezembro a abril.

Qual o melhor adubo para pinha?

O substrato composto por esterco bovino é uma ótima opção para a formação de mudas de pinha.

Qual a árvore que dá à pinha?

As gimnospermas são árvores ou arbustos lenhosos que apresentam raízes, folhas, caules, estróbilos (como a pinha), sementes e vasos condutores.

Como se come a fruta-do-conde?

A fruta do conde pode ser consumida fresca, assada ou cozida, e também pode ser utilizada no preparo de sorvetes, vitaminas ou chá. Outra forma de consumir esta fruta é na forma de suco, sendo uma opção saudável, nutritiva e fácil de preparar.

Qual a origem da pinha?

  • A pinha originou, pelo cruzamento com a cherimoya, a atemoya. Conforme o desenho do exterior dos carpelos, a pinha pode receber diferentes nomes, ou tipos, mas há poucas variedades selecionadas. Clima e solo: A pinha se desenvolve bem em regiões de clima tropical ou subtropical.

Qual a instrução técnica para o cultivo da pinha?

  • A Circular Técnica número 7 – Instruções Técnicas para o Cultivo da Pinha (Annona squamosa L.), da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A.), traz informações referentes ao assunto de forma simples e detalhada.

Por que a pinha é usada em enfeites de Natal?

  • O fruto é comido pelas aves, que digerem a escama carnuda e dispersam a semente com as suas fezes. A pinha é bastante comum em enfeites de árvore de Natal. Tradicionalmente, é também utilizada como lenha, bastante aromática, para as lareiras do inverno .

Como cultivar a pinheira?

  • Os Estados do Rio de Janeiro, do Paraná, de Minas Gerais e de São Paulo também cultivam a pinheira…” (capítulo 17 – Pinha, do livro Fruticultura Tropical – espécies regionais e exóticas, da Embrapa, 2009, ARAUJO, J.F. ).

Postagens relacionadas: