O que eu aprendi com o câncer?

O que eu aprendi com o câncer?
Aprendemos dos relatos de Elisabeth Kubler-Ross, no indispensável livro “A roda da vida” que o impacto do diagnóstico de câncer faz com que a paciente enfrente cinco fases: Raiva, Negação, Negociação, Depressão e Aceitação. E que devemos acompanhar as diferentes reações e dar suporte no que pudermos.
O que o câncer ensina?
Pacientes e pesquisa do Inca confirmam mudanças que o câncer traz: valorizar as coisas simples, ter mais fé e cultivar hábitos saudáveis. Esses ensinamentos podem servir para todos. “Ficar perto das pessoas que eu gosto, dar mais valor às coisas simples da vida. Não precisa esperar os grandes momentos”.
Como viver com o câncer?
Certos hábitos podem melhorar muito o prognóstico do tratamento e a qualidade de vida de alguém com câncer
- Controle do peso. Manter-se magro é importante, pois pode melhorar bastante a resposta ao tratamento. ...
- Dieta saudável. ...
- Atividade física. ...
- Apoio psicológico.
O que o câncer me ensinou frases?
A doença me ensinou a valorizar a vida, o tempo e as minhas escolhas, aprendendo e fazendo o que for preciso para amar (principalmente a mim mesma), trabalhar, ajudar, aceitar, acreditar, ensinar, evoluir e, o mais importante, estar sempre viva, em todos os momentos e onde eu estiver.
Quantos anos para descobrir a cura do câncer?
Depois dos cinco primeiros anos, se não tiver aparecido mais nenhum sinal da doença, aí sim pode ser considerado que o paciente está totalmente de alta e curado.
Quantos anos uma pessoa pode viver com câncer?
Seis dos cânceres estudados hoje apresentam médias de sobrevivência de mais de dez anos. A maior melhoria foi verificada em cânceres do cólon: o tempo de sobrevida aumentou 17 vezes.
É possível viver com metastase?
Isso porque, há algumas décadas, metástase e recidiva eram sinônimo de terminalidade de uma vida, mas hoje, com a ciência e a medicina debruçadas no combate à doença, é absolutamente possível viver com câncer e controlá-lo assim como a outras doenças crônicas, como a hipertensão e diabetes.