Qual a fauna e flora da Mata dos Cocais?
Índice
- Qual a fauna e flora da Mata dos Cocais?
- Qual é a importância da Mata dos Cocais?
- Qual a fauna da Mata dos Cocais?
- Qual é o nome da palmeira da Mata dos Cocais cujas as folhas produzem cera?
- Qual é a utilização da mata de Cocais para a população nordestina?
- Qual a explicação para o nome Mata dos Cocais?
- Quais as características das Matas dos Cocais?
- Qual é a característica da Caatinga?
- Qual é o solo da Mata dos Cocais?
- Quais são as matérias primas da Mata dos Cocais?
- Por que a Mata do Cocais é importante?
- Quais são as árvores típicas da Mata dos Cocais?
- Por que a Mata dos Cocais é uma floresta secundária?
- Quais as espécies animais típicas da Mata dos Cocais?
Qual a fauna e flora da Mata dos Cocais?
A fauna é bastante diversificada, composta por espécies da floresta Amazônica, caatinga e cerrado, além de algumas endêmicas, ou seja, encontradas apenas na mata dos cocais. Entre os animais desse bioma estão a arara-vermelha, cobras, gambás, lagartos, macacos, boto, ariranha, vários insetos e aves.
Qual é a importância da Mata dos Cocais?
A Mata dos Cocais tem grande importância econômica, principalmente nas atividades extrativistas. A semente do coco do babaçu é utilizada pelas indústrias alimentícia, de medicamentos e de cosméticos.
Qual a fauna da Mata dos Cocais?
A fauna nesse bioma é muito diversa, destacando-se a arara-vermelha, gavião-real, jaguatirica, lobo-guará, macaco cuxiú (endêmico do Brasil) e outras muitas espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Nos rios vivem a ariranha, o boto, o acará-bandeira (peixe), entre outros.
Qual é o nome da palmeira da Mata dos Cocais cujas as folhas produzem cera?
De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), somente a coleta e o processamento da cera da carnaúba empregam mais de 200 mil trabalhadores dos três estados nordestinos (Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte).
Qual é a utilização da mata de Cocais para a população nordestina?
Além do extrativismo vegetal, a economia dessa região é baseada na criação de gado, pecuária e nas culturas de arroz, soja e algodão. Importante ressaltar que a Mata dos Cocais possui a maior produção extrativista vegetal do país.
Qual a explicação para o nome Mata dos Cocais?
Tem esse nome pela alta quantidade de palmeiras, principalmente o babaçu e a carnaúba.
Quais as características das Matas dos Cocais?
A vegetação da Mata dos Cocais é dominada pela palmeira babaçu (sendo a mais importante a Orbignya speciosa), que predomina nos locais mais úmidos como o Maranhão, norte do Tocantins e oeste do Piauí. ... Uma grande quantidade de arbustos e vegetações de pequeno porte também são encontradas nos locais de menores altitudes.
Qual é a característica da Caatinga?
A Caatinga apresenta clima semiárido, vegetação com pouca folhas e adaptadas para os períodos de secas, além de grande biodiversidade. O nome Caatinga significa, em tupi-guarani, “mata branca”. ... No inverno, devido a ocorrência de chuva, as folhas verdes e as flores voltam a brotar.
Qual é o solo da Mata dos Cocais?
Seu solo é rico em minérios como ferro, ouro, diamante, bauxita, alumínio e níquel. Uma característica interessante é que o solo, na região dos cocais, possui um lençol freático pouco profundo, permanecendo úmido o ano inteiro.
Quais são as matérias primas da Mata dos Cocais?
A mata dos cocais é composta por babaçu, carnaúba, oiticica e buriti; estabelece-se entre a Amazônia e a caatinga, abrangendo os estados do Maranhão, Piauí e norte do Tocantins.
Por que a Mata do Cocais é importante?
- Na Mata do Cocais há árvores de significativo porte, a saber, buriti, açaí, babaçu e carnaúba, responsáveis pela renda da população nativa. Muitas indústrias famosas adquirem os produtos que os nativos coletam, principalmente para a fabricação de cosméticos.
Quais são as árvores típicas da Mata dos Cocais?
- Outras frutas como caju, manga e tamarindo são comuns na região; diversas árvores que surgem na paisagem são: Caneleiro, Aroeira, Ipê, Sapucaia, dentre outras. Leia Biomas Brasileiros e Vegetação do Brasil. Questões Ambientais. A Mata dos Cocais é considerada uma floresta secundária posto que esse ecossistema surgiu do desmatamento anteriores.
Por que a Mata dos Cocais é uma floresta secundária?
- Questões Ambientais. A Mata dos Cocais é considerada uma floresta secundária posto que esse ecossistema surgiu do desmatamento anteriores. Mesmo assim, o local, que corresponde a menos de 3% do território do país, vem sofrendo com o desmatamento para a criação de pastagens para pecuária e, sobretudo, pela cultura da soja, que aumenta a cada ano.
Quais as espécies animais típicas da Mata dos Cocais?
- O óleo de carnaúba também é outra fonte de renda para os que se dedicam ao extrativismo vegetal na região. As espécies animais típicas da Mata dos Cocais são: macacos, aves, insetos, ariranha, boto, acará-bandeira (peixe), etc. Ariranha: uma espécie aninal típica da fauna da Mata dos Cocais.