adplus-dvertising

O que é o relativismo moral?

Índice

O que é o relativismo moral?

O que é o relativismo moral?

O relativismo moral é uma teoria segundo a qual julgamentos morais como “o assassinato de pessoas inocentes é errado” são verdadeiros ou falsos relativamente ao ponto de vista de uma determinada cultura. De acordo com essa perspectiva, existe certo e errado, mas esse não é objetivo nem tem validade universal.

Em que se fundamenta o relativismo moral?

Ser um relativista moral é pensar que todas as posições éticas são relativas ( ao lugar, ao tempo, ao contexto cultural e, muito particularmente, às sensibilidades individuais) e que, em conseqüência, não existe posição ética absoluta, racionalmente fundamentada ou universal.

O que é a moralidade tem a ver com o relativismo moral?

O que é o Relativismo Moral ? → É considerada uma corrente filosófica, onde a moralidade pode ser desproporcional, isto é, a moral não possui uma amplitude totalitária, pois cada sociedade tem sua própria cultura, diferenciando uma das outras, favorecendo assim o conceito de que a moral é relativa.

O que é o relativismo na filosofia?

O pensamento relativista faz parte de uma corrente filosófica que aborda que a verdade não é superior ao passar do tempo, isto é, não é absoluta e sim mutável. Para um relativista todo ponto de vista é válido.

O que é o relativismo religioso?

O relativismo religioso coloca no mesmo plano todas as religiões – considerando-as todas como expressões de um “espiritualismo” geral. Elimina seus aspectos dogmáticos e de verdade e as reduz a um querer-se bem genérico, colocando-as todas na mesma prateleira de um supermercado religioso.

Qual o argumento a favor do relativismo moral?

  • Um dos argumentos mais importantes a favor do relativismo moral é um fato constatado por qualquer pessoa que se dê o trabalho de conhecer culturas diferentes através da história ou do estudo da antropologia.

Qual é o relativismo?

  • O relativismo é uma tese metafísica, ou seja, é uma afirmação sobre a realidade, sobre como as coisas são. Para o relativismo, não há padrões universais ou verdades absolutas.

Por que o relativismo moral não é baseado em padrões absolutos?

  • O relativismo moral afirma que moralidade não é baseada em qualquer padrão absoluto. Ao contrário, “verdades éticas” dependem da situação, cultura, sentimentos, etc. O relativismo moral está ficando cada vez mais popular nos dias de hoje.

Quais são os valores do relativismo cultural?

  • Ao invés de utilizar termos como “superior” ou “inferior”, o relativismo cultural busca compreender certos comportamentos de acordo com a dinâmica social daquela população. Por conseguinte, ninguém teria direito a emitir juízos de valores sobre essas práticas e classificá-las como imorais ou amorais, certas ou erradas.

Postagens relacionadas: