adplus-dvertising

Quem Tomé de Souza trouxe para o Brasil?

Índice

Quem Tomé de Souza trouxe para o Brasil?

Quem Tomé de Souza trouxe para o Brasil?

Criado o governo geral como forma de incrementar a presença estatal portuguesa no Brasil e apoiar os donatários de capitanias, Tomé de Sousa, nomeado governador-geral (1549-1553), trouxe com ele o Regimento de 17 de dezembro de 1548, com orientações precisas sobre a organização do poder público - fazenda, justiça, ...

Qual era a missão do primeiro Governador-geral?

João III em 1548. No ano seguinte, nomeou-se na América Portuguesa o primeiro governador-geral: Tomé de Sousa. O objetivo do Governo-Geral era promover a centralização administrativa da Colônia como forma de torná-la mais lucrativa.

Quem foi Tomé de Souza?

  • Tomé de Souza (na escrita antiga: Thome de Souza). Quem foi - biografia resumida. Tomé de Souza foi político português, militar e primeiro governador-geral do Brasil. Foi enviado ao Brasil pela corte portuguesa em março de 1549. Sua missão era estabelecer um novo sistema de administração política no Brasil: o Governo-Geral.

Quem é Tomé de Sousa?

  • Tendo laços com a nobreza lusitana, Tomé de Sousa era filho ilegítimo da união ocorrida entre Dom João de Sousa e dona Mércia Rodrigues de Faria. Na década de 1530, já envolvido com as expedições marítimas portuguesas, Tomé de Sousa participou de expedições militares no norte da África.

Por que Tomé de Sousa foi indicado para ser governador do Brasil?

  • Com sua reputação de ser austero e excelente militar, por suas campanhas na África e na Ásia, o Conde de Castanheira o recomendou a D. João III. Em novembro de 1548, Tomé de Sousa já estava indicado por D. João III, para ser o primeiro governador do Brasil.

Quando Tomé de Souza voltou a Portugal?

  • Logo depois de cumprir o período como governador-geral no Brasil, Tomé de Souza voltou a Portugal. Ao mesmo tempo, foi nomeado como “vedor d’el-rei”. Na nova função, o político ficou responsável por fiscalizar os empreendimentos da Casa real. Portanto, foram mais de vinte anos trabalhando no posto público, até a sua morte, em 1579.

Postagens relacionadas: