Como Collor confiscou a poupança?
Como Collor confiscou a poupança?
O então presidente Fernando Collor de Mello determinou o bloqueio das poupanças até o limite de 50 mil cruzados novos. O excedente aos 50 mil cruzados novos, que era ajustado pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor), passou a ser reajustado pelo BTNF (Bônus do Tesouro Nacional Fiscal).
Como foi o governo de Itamar Franco?
Sua equipe de governo era composta majoritariamente por mineiros, e, sendo ele também mineiro, seu governo ficou informalmente conhecido como "República do Pão de Queijo". ... O governo Itamar registrou crescimento de 10% do PIB e 6,78% da renda per capita. Itamar assumiu com a inflação em 1191,09% e entregou a 916,43%.
Como o governo de Collor fracassou?
- O governo de Collor, no entanto, foi um grande fracasso, e ele ficou conhecido por agir de maneira autoritária, tentando impor a sua vontade e não respeitando os ditames da democracia. Collor também fracassou no combate à crise econômica do Brasil, e, após ser denunciado por envolvimento direto em esquema de corrupção, sofreu impeachment.
Quem foi o governo de Fernando Collor de Mello?
- O governo de Fernando Collor de Mello ficou registrado na história brasileira por ter sido o primeiro eleito diretamente após o final da ditadura. Collor foi eleito em meio a uma disputa acirradíssima que contou com mais de 20 candidatos. Defendia uma agenda liberal e o enxugamento do Estado, derrotando o candidato petista, Lula.
Quando Fernando Collor assumiu a presidência do Brasil?
- O historiador Brasílio Sallum Júnior afirmou que pesquisas da época mostravam que 71% da população estava otimista com o governo. |1| Em 15 de março de 1990, Fernando Collor assumiu a presidência do Brasil. [2] A popularidade do presidente começou a ruir já no dia seguinte com o lançamento do Plano Collor.
Quando o ex-presidente Collor foi afastado?
- Acusado de liderar um esquema de corrupção, o ex-presidente Collor sofreu um processo de impeachment e foi afastado do cargo no dia 29 de setembro de 1992 Imagem: Agência Brasil 00:00