Como é a fecundação de animais de vida exclusivamente terrestre?
Índice
- Como é a fecundação de animais de vida exclusivamente terrestre?
- Como é a fecundação de animais de vida exclusivamente terrestre Cite uma vantagem desse tipo de fecundação?
- Como é a fecundação de animais de vida?
- Porque animais de vida exclusivamente terrestre como os répteis?
- Como ocorre a fecundação interna e externa?
- Quais os animais que realizam fecundação externa?
- Quais são as vantagens da fecundação interna para esses grupos?
- Quais são as vantagens da fecundação externa?
- Como ocorrer a fecundação?
- Quais as etapas do processo de fertilização?
- Como os répteis desenvolveram a fecundação?
- Por que os répteis estão extintos?
- Como é feita a excreção dos répteis marinhos?
- Quais eram as características dos répteis?
Como é a fecundação de animais de vida exclusivamente terrestre?
Os repteis possuem duas inovações que selaram a conquista do ambiente terrestre pelos vertebrados: a fertilização dos óvulos dentro do corpo feminino e o desenvolvimento do embrião fora do corpo, mas dentro de uma casca protetora contra o ressecamento.
Como é a fecundação de animais de vida exclusivamente terrestre Cite uma vantagem desse tipo de fecundação?
uma vantagem é que número de gametas produzidos é menor (porque quando é externa, são liberados muitos gametas femininos e masculinos no ambiente, para que haja mais chance de eles se encontrarem e formar mais zigotos, na interna não precisa disso) com isso, o custo energético de sua produção também é menor.
Como é a fecundação de animais de vida?
Todos os mamíferos apresentam fecundação interna, mas em algumas espécies a atração do espermatozoide ocorre através de substâncias químicas produzidas pelo óvulo, ou pelas células que o envolvem. É importante ressaltar que os espermatozoides fecundam apenas os óvulos das fêmeas da mesma espécie.
Porque animais de vida exclusivamente terrestre como os répteis?
Características como a impermeabilização da pele, a respiração pulmonar, a economia de água pela urina, a fecundação interna, os ovos com casca e os anexos embrionários (âmnio e alantoide) tornaram a maioria dos répteis bem adaptados ao meio terrestre, mesmo em habitats muito áridos.
Como ocorre a fecundação interna e externa?
A fecundação externa, como nos peixes e sapos, ocorre na água, fora do corpo dos pais. Apesar do meio às vezes adverso, muitos ovos se formam devido à liberação de um grande número de gametas. A fecundação interna acontece no interior do corpo da fêmea, envolvendo uma quantidade menor de gametas.
Quais os animais que realizam fecundação externa?
Entre os animais que se reproduzem por meio de fecundação externa, podemos mencionar os anfíbios, peixes, além de moluscos, aracnídeos, insetos, entre outros.
Quais são as vantagens da fecundação interna para esses grupos?
A fertilização interna apresenta algumas vantagens em relação à fertilização externa. Embora a produção de gametas em indivíduos que realizam a fecundação interna seja geralmente menor do que em indivíduos que fazem a fecundação externa, nesse tipo de fecundação, há uma maior sobrevida dos zigotos produzidos.
Quais são as vantagens da fecundação externa?
As vantagens de um animal praticar o processo de fecundação externa é a possibilidade são varias, como:
- Fecundar mais ovócitos;
- Não precisar passar tempo em um processo de fecundação interna;
- Dissipação dos gametas;
- Possibilidade de fecundar muitos mais ovócitos;
Como ocorrer a fecundação?
Fecundação é a quando o espermatozoide se une ao óvulo e forma o zigoto. Essa formação ocorre no interior das trompas, e o óvulo fecundado em seguida se encaminha na direção do útero.
Quais as etapas do processo de fertilização?
Fases da Fertilização
- Passagem do espermatozóide através da corona radiata: ...
- Penetração da zona pelúcida: ...
- Fusão das membranas plasmáticas do ovócito e espermatozóides: ...
- Término da segunda divisão meiótica e formação do pronúcleo feminino: ...
- Formação do pronúcleo masculino: ...
- Formação do zigoto:
Como os répteis desenvolveram a fecundação?
- Para isso, os répteis desenvolveram pele grossa e cheia de escamas queratinizadas para evitar perda de água, a fecundação passou a ser interna em todas as espécies, o embrião a se desenvolver fora do corpo materno sendo coberto por uma casca dura para evitar que resseque, mas ao mesmo tempo porosa para que haja troca gasosa com o meio ambiente.
Por que os répteis estão extintos?
- Muitos grupos existentes nessa época, como os dinossauros, encontram-se atualmente extintos. Algumas características permitiram a conquista definitiva do ambiente terrestre pelos répteis. Essas características estão relacionadas, principalmente, ao fato de eles independerem da água para respirar e se reproduzir.
Como é feita a excreção dos répteis marinhos?
- Os excretas são filtrados diretamente do sangue pelos rins e como os répteis evitam a qualquer custo a perda de água, eles excretam ácido úrico(excreta pastosa por conter pouca água) pela cloaca. Nos répteis marinhos, além da excreção normal, também é feita a excreção de sal.
Quais eram as características dos répteis?
- Existiam desde pequenas espécies até algumas gigantescas, como certos dinossauros, com mais de 20 metros de comprimento. Muitos grupos existentes nessa época, como os dinossauros, encontram-se atualmente extintos. Algumas características permitiram a conquista definitiva do ambiente terrestre pelos répteis.