Como surgiu a nuvem de gafanhoto?
Como surgiu a nuvem de gafanhoto?
A primeira nuvem registrada surgiu na região sul do Paraguai e os insetos teriam entrado na Argentina na região da província de Formosa, na divisa paraguaia no dia 19 de junho. Esta formação é a que preocupa o Brasil e Uruguai devido à proximidade das fronteiras.
Onde os gafanhotos já estão?
A boa notícia é que o grupo de insetos mais próximo ao Brasil está controlado e o risco de chegada é baixo. O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Alimentar (Senasa) considera que, das 10 nuvens, 2 já estão controladas: uma é a da fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai e outra no centro do país.
Quando começou a nuvem de gafanhotos?
Quatro nuvens estão sendo monitoradas pelas autoridades - três na Argentina e uma no Paraguai, onde todas elas provavelmente surgiram. A primeira nuvem registrada surgiu na região sul do Paraguai e os insetos teriam entrado na Argentina na região da província de Formosa, na divisa paraguaia no dia 19 de junho.
Quais são os gafanhotos?
- Os gafanhotos são animais que apresentam também importância ecológica. Apesar de serem frequentemente descritos como destruidores de plantações, eles possuem papel importante nos ecossistemas, uma vez que são componentes das cadeia alimentar local.
Quais países estão suscetíveis aos gafanhotos?
- Conta-se que mais de 60 países estão suscetíveis a isso. Passados o período de escassez e vinda as chuvas, criadouros úmidos se formam, e a população dos gafanhotos crescem, esses insetos voam para outros lugares em busca de alimento e um novo habitat.
Por que os gafanhotos causam dano ao ser humano?
- O órgão assegura, porém, que, apesar de serem uma grande ameaça às plantações, os gafanhotos não causam nenhum tipo de dano direto, como lesões ou doenças, ao ser humano.
Quais são as pernas dos gafanhotos?
- Outra característica interessante dos gafanhotos é o fato de eles apresentarem o último par de pernas adaptado ao salto, sendo elas bastante alongadas quando comparadas às outras. Além de no salto, as pernas ajudam os gafanhotos na emissão de sons.