adplus-dvertising

Como é a estrutura do complexo Golgiense?

Índice

Como é a estrutura do complexo Golgiense?

Como é a estrutura do complexo Golgiense?

Estrutura do Complexo de Golgi Localizado entre a membrana plasmática e o retículo endoplasmático, o complexo golgiense é composto por estruturas chamadas de dictiossomos. São dobras que consistem em pequenos sacos achatados e enfileirados uns sobre os outros denominados cisternas.

O que se origina a partir do complexo de Golgi?

O complexo golgiense é responsável por originar o acrossoma, uma vesícula encontrada na cabeça dos espermatozoides que contém enzimas necessárias para a penetração desse gameta no ovócito secundário. O acrossoma é essencial para a realização da fecundação.

Como o complexo de Golgi e os lisossomos trabalham em conjunto?

As vesículas transportadoras do RE viajam até a face cis, fundem-se a ela, e esvaziam seus conteúdos no lume do complexo de Golgi. ... Algumas destas vesículas despejam seus conteúdos em outras partes da célula, como nos lisossomos ou vacúolos, onde serão usados.

Qual o nome do processo de adição de carboidratos a proteínas e lipídeos que ocorre no complexo de Golgi?

Isso se deve ao fato de que nas cisternas do complexo golgiense são encontradas várias enzimas que participam de diferentes processos, como a glicosilação (adição de um carboidrato a uma molécula) e a hidrólise parcial de proteínas.

O que é o complexo de Golgi onde se localiza e quais suas principais funções?

Complexo golgiense, também chamado de complexo de Golgi e aparelho de Golgi, é uma organela encontrada nas células eucarióticas, caracterizada por ser um conjunto de vesículas achatadas dispostas em uma pilha. Essa organela está relacionada a vários processos, como a secreção celular.

O que é o acrossoma?

O acrossomo é uma estrutura presente na cabeça dos espermatozóides. É composta por uma bolsa que contém enzimas digestivas. O acrossomo possui função de auxiliar na penetração do espermatozóide no óvulo, através da ação dessas enzimas.

Qual é a relação existente entre o complexo Golgiense e os lisossomos?

A relação é que o complexo golgiense armazena proteína e o lisossomos realiza a digestão.

Qual a relação entre o complexo de Golgi e os espermatozóides?

O aparelho de Golgi desempenha um papel importante na formação dos espermatozoides. Estes contêm bolsas repletas de enzimas digestivas, que irão perfurar as membranas do óvulo e permitir a fecundação.

Como ocorre o transporte dessas moléculas para o Golgi?

  • Lá ocorrem modificações e o transporte dessas proteínas e, após isso, elas podem ser transportadas para o complexo de Golgi. Nessa organela essas moléculas recém chegadas podem ser processadas e distribuídas pela a célula.

Qual o papel do Golgi na formação do óvulo?

  • O complexo de Golgi também possui um papel importante na formação do acrossomo, que é a estrutura localizada na cabeça do espermatozoide a partir da união de diversos lisossomos que formam uma vesícula composta de enzimas digestivas. Estas são responsáveis pela perfuração da membrana do óvulo.

Por que as vesículas se movem do RE para o Golgi?

  • Isso porque as vesículas se movem do RE para o Complexo Golgi, e então fundem-se nas cisternas cis. Assim, a cisterna se move da direção cis rumo à trans, modificando o produto encontrado em seu interior.

Postagens relacionadas: