adplus-dvertising

O que foi a Guerra de Canudos?

Índice

O que foi a Guerra de Canudos?

O que foi a Guerra de Canudos?

Ouça em voz altaPausarA Guerra de Canudos foi um confronto entre os moradores da cidade de Canudos e o Exército Brasileiro, no qual mais de 25 mil pessoas foram mortas. A cidade era um vilarejo na Bahia, liderado por Antônio Conselheiro, um líder religioso, e ali moravam seus seguidores.

Como terminou a Guerra quais foram as causas da Guerra do Contestado?

Ouça em voz altaPausarA guerra durou quatro anos, terminando com o massacre dos caboclos que lutavam por terras na região limítrofe entre os estados de Santa Catarina e Paraná.

Como e onde surgiu o arraial de Canudos?

Ouça em voz altaPausarArraial de Canudos Canudos era uma pequena aldeia que surgiu durante o século XVIII nos arredores da Fazenda Canudos, às margens do rio Vaza-Barris. Com a chegada de Antônio Conselheiro em 1893 passou a crescer vertiginosamente, em poucos anos chegando a contar por volta de 25 000 habitantes.

Quando foi fundada a cidade de Canudos?

  • A cidade de Canudos foi fundada em 1893 por Antônio Conselheiro junto com seus seguidores. O local era uma fazenda abandonada que pertencia a um homem chamado Barão de Canabrava. Em meados de 1893, Conselheiro já tinha mais de 10 mil seguidores, que se instalaram de vez em Canudos.

Quando foi realizada a destruição de Canudos?

  • Foi então organizada nova expedição, com mais de 5000 homens sob o comando do general Artur Oscar, com a ordem de destruir Canudos. Após intenso bombardeio de canhão, a missão foi cumprida. Canudos foi totalmente destruído em 5 de outubro de 1897. A destruição de Canudos foi completa e milhares de camponeses morreram no conflito.

Como foi criado o Parque Estadual de Canudos?

  • No local onde aconteceu a Guerra foi criado o Parque Estadual de Canudos, composta por uma região de 1.321 hectares. Parte das ruínas do antigo arraial podem ser vistas em época de seca, quando o açude está vazio.

Como se instalou o conselheiro em Canudos?

  • Depois de peregrinar pelos sertões de Pernambuco e Sergipe, Conselheiro andou pelo interior da Bahia e, se instalou em Canudos. Neste lugar ergueram a “cidade santa de Belo Monte”, que se transformou num refúgio para os miseráveis da região.

Postagens relacionadas: