Qual o tema do livro 1984 de George Orwell?
Qual o tema do livro 1984 de George Orwell?
1984 denunciou as mazelas do totalitarismo e tornou-se um dos mais influentes romances do século 20. “Era um dia frio e luminoso de abril, e os relógios davam 13 horas.” Assim começa um dos romances mais citados do século 20. A frase omite o ano da ação, mas isso seria redundante, pois ele dá nome à obra: 1984.
O que fala o livro de George Orwell?
Uma das principais reflexões de 1984 é como a manipulação pública pode ser perigosa, criminosa e opressora. Em resumo, como o totalitarismo pode afetar toda uma população e como essa população pode ser passiva a esses tipos de manobras. Uma obra do século passado que fala muito sobre os nossos tempos.
Qual o grande legado de Orwell?
- O grande legado de Orwell é mesmo sua lucidez política. Nascido na Índia, em 1903, filho de um funcionário colonial inglês, ele nunca levou vida fácil. Cursou uma escola da elite (Eton). Em vez de seguir o caminho seguro (matricular-se numa universidade chique como Oxford), entrou para a Polícia Imperial da Índia.
Quando começou o ano de 1984?
- 1984 (MCMLXXXIV, na numeração romana) foi um ano bissexto do século XX que começou numa Domingo, segundo o calendário gregoriano. As suas letras dominicais foram AG. A terça-feira de Carnaval ocorreu a 6 de março e o domingo de Páscoa a 22 de abril. Segundo o horóscopo chinês, foi o ano do Rato, começando a 2 de fevereiro.
Qual foi a publicação mais recente de 1984?
- No Brasil, “1984” teve sua publicação mais recente pela Companhia das Letras, em 2009. Nessa edição acompanham três posfácios com análises críticas do filósofo e sociólogo alemão, Erich Fromm, historiador britânico, Bem Pimlott e Thomas Pynchon, um romancista dos Estados Unidos.
Qual a inspiração para a Canção “1984”?
- Além das adaptações cinematográficas, em 1974 David Bowie lançou a canção “1984” presente no álbum “ Diamond Dogs ”. Também foi inspirada no romance, a HQ “ V de Vingança ” de Alan Moore.