O que realmente aconteceu em Fukushima?
Índice
- O que realmente aconteceu em Fukushima?
- Como está a cidade de Fukushima hoje em dia?
- Quais foram os três elementos envolvidos no acidente de Fukushima?
- Quantas pessoas morreram no acidente de Tokaimura?
- Como foi o desastre nuclear de Fukushima?
- Quais foram as consequências do acidente de Fukushima?
- Quando foi atingida a usina de Fukushima?
- Quais são os lançamentos radioativos de Fukushima?
O que realmente aconteceu em Fukushima?
Em 11 de março de 2011, um terremoto seguido de tsunami desencadeou o acidente nuclear de Fukushima. Premiê diz ainda ser "insuportável" pensar nas milhares de vítimas deixadas pela tragédia tripla.
Como está a cidade de Fukushima hoje em dia?
A Prefeitura de Fukushima, uma vez conhecida por sua fertilidade, está agora repleta de grandes sacos pretos contendo solo radioativo, matéria orgânica e pedra. As terras agrícolas foram eliminadas a fim de tornar a área habitável novamente para as famílias que viveram aqui durante séculos.
Quais foram os três elementos envolvidos no acidente de Fukushima?
O acidente
- Sismo e tsunami.
- Explosão dos reatores.
- Vazamentos de material radioativo.
- Contaminação do Oceano Pacífico.
Quantas pessoas morreram no acidente de Tokaimura?
Mais de 20 mil pessoas morreram ou desapareceram e cerca de 160 mil foram deslocadas. Dezenas de milhares delas levaram vários anos para poder voltar para seus lares. A água ultrapassou o muro de proteção da usina nuclear Fukushima Daiichi e inundou o sistema elétrico, incapacitando o resfriamento dos reatores.
Como foi o desastre nuclear de Fukushima?
- A área tornou-se contaminada pela presença do material radioativo liberado sobre ela e tal exposição fez com que o local fosse irradiado continuamente. A Comissão de Investigação Independente do Acidente Nuclear de Fukushima considerou que o desastre nuclear foi "artificial" e que suas causas diretas eram todos previsíveis.
Quais foram as consequências do acidente de Fukushima?
- O vazamento de água contaminada e as consequências causadas pelo vapor radioativo liberado levaram à evacuação obrigatória de mais de 300 mil pessoas e à morte de 130 por câncer. Mas os perigos do acidente de Fukushima não pararam em 2011. Veja como suas consequências ainda afetam todo o mundo.
Quando foi atingida a usina de Fukushima?
- Cerca de uma hora depois do tremor, a usina de Fukushima foi atingida pelo tsunami. O sistema de resfriamento foi avariado e os técnicos japoneses passaram a adotaram medidas alternativas, como a injeção de água do mar nos reatores.
Quais são os lançamentos radioativos de Fukushima?
- Foi sugerido que as medições mundiais de iodo-131 e de césio-137 indicaram que os lançamentos radioativos de Fukushima são da mesma ordem de grandeza que os lançamentos de isótopos do desastre de Chernobil em 1986; O governo de Tóquio recomendou que a água da torneira não deve ser usada temporariamente para preparar alimentos para crianças.