adplus-dvertising

O que ocorreu em 1923 no Brasil?

Índice

O que ocorreu em 1923 no Brasil?

O que ocorreu em 1923 no Brasil?

20 de abril: A Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a primeira emissora de radiofusão do país, é fundada. 13 de agosto: É inaugurado o hotel Copacabana Palace no Rio de Janeiro. 31 de outubro: É aprovada a Lei Adolfo Gordo para combater a liberdade de imprensa.

Quais os acontecimentos registrados em 1923?

21.fev.1921O general Reza Khan ocupa Teerã e derruba o governo da Pérsia
13.set.1923A Espanha passa a viver sob ditadura. O comandante militar de Barcelona, Primo Rivera, dá um golpe militar
8.nov.1923Uma tentativa de golpe é sufocada na Alemanha. Os golpistas são comandados por Adolf Hitler

O que ocorreu no Brasil em 1924?

13 de julho — Acontece a revolta armada em Aracaju. 20 de julho — São realizadas as eleições municipais. 23 de julho — A Comuna de Manaus é um movimento tenentista ocorrido no Amazonas. 28 de outubro — Luiz Carlos Prestes lidera os levantes tenentistas no Rio Grande do Sul, que dariam origem à Coluna Prestes.

O que foi a Lei Elói Chaves de 1923?

A Lei Eloy Chaves obrigou cada companhia ferroviária do país a criar uma caixa de aposentadorias e pensões (CAP), departamento incumbido de recolher a contribuição do patrão e a dos funcionários e pagar o benefício aos aposentados e pensionistas. ...

O que aconteceu no ano de 1926 no Brasil?

26 de janeiro: Getúlio Vargas é eleito deputado-federal do Rio Grande do Sul. 1 de março: É realizada a eleição presidencial direta. Washington Luís é eleito presidente da República com 688.528 votos. 6 de maio: É inaugurado o prédio do Congresso Nacional brasileiro, o Palácio Tiradentes.

O que aconteceu no ano de 1938?

Em 9 de novembro de 1938, o regime nazista matou judeus, incendiou sinagogas, saqueou e destruiu lojas da comunidade judaica. O governo nazista impediu a ação de polícia e bombeiros. Sinagogas, casas comerciais e residências de judeus foram invadidas e seus pertences destruídos. ...

O que foi o CAP?

O atendimento médico-hospitalar começou a se organizar nos anos 20. Foi quando surgiram as caixas de aposentadorias e pensões (CAPs). Eram entidades que, geridas pelos trabalhadores de determinadas empresas, ofereciam aos associados aposentadoria, remédios e assistência médica.

O que ocorreu em 1924 o que queriam os tenentes rebeldes?

Teve início na madrugada de 5 de julho e terminou em 28 de julho de 1924. A revolta foi motivada pelo descontentamento dos militares com a crise econômica e a concentração de poder nas mãos de políticos de São Paulo e Minas Gerais.

Como a revolta tenentista de 1924 foi reprimida pelo governo federal?

Entretanto, a falta de apelo popular enfraqueceu o movimento. Em 10 de julho de 1924, os revoltosos divulgaram um manifesto que exigia a imediata deposição do presidente Artur Bernardes e um conjunto de reformas políticas. De fato, os tenentistas não tinham um projeto de poder claramente definido.

Qual é a cronologia do ano 1923 no Brasil?

  • Esta é uma cronologia dos fatos e acontecimentos do ano 1923 no Brasil . 24 de janeiro: É aprovada a Lei Eloy Chaves, que consolidou a base do sistema previdenciário brasileiro com a criação da Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias.

Qual foi a Revolução de 1923?

  • A Revolução de 1923 foi o movimento armado ocorrido no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, no ano de 1923, em que lutaram, de um lado, os partidários do presidente do Estado, Borges de Medeiros, conhecidos como Borgistas ou Ximangos, que usavam no pescoço um lenço branco, e de outro os revolucionários aliados de Joaquim Francisco de ...

Quando ocorreu a crise de 1929?

  • Ocorrida entre a Primeira e a Segunda Guerra mundiais, a Crise de 1929 foi um dos acontecimentos mais impactantes da História Contemporânea. Essa crise ocorreu nos meses de setembro e outubro de ...

Como foi a Revolução Gaúcha de 1923?

  • Em 1930, a Frente Única Rio-grandense, sob sua liderança, assumiu o governo do país, na Revolução de 1930 . Segundo o historiador gaúcho Antônio Augusto Fagundes, a Revolução de 1923 “foi a última guerra gaúcha 'de feudos, do coronelismo gaúcho', fechando a trindade que se iniciara em 1835 e continuara em 1893 ”.

Postagens relacionadas: