adplus-dvertising

Porque Édipo matou seu pai?

Índice

Porque Édipo matou seu pai?

Porque Édipo matou seu pai?

Ao consultar o oráculo, Édipo recebe a mesma mensagem que seu pai Laio recebera anos antes, mas, acreditando que se tratava dos pais adotivos, Édipo foge de Corinto. Em sua fuga, Édipo se depara com um bando de negociantes e seu líder e acaba por matá-los todos em uma briga, sem saber que esse líder era Laio, seu pai.

Qual foi o desfecho da história de Édipo?

3. Desfecho da história de Édipo. O povo de Tebas saudou Édipo como seu novo rei, e entregou-lhe Jocasta como esposa. Depois disso, uma violenta peste atingiu a cidade e Édipo foi consultar o oráculo.

Porque Édipo se cegou?

O rei não acredita, porém, em busca da verdade, descobre Ter cometido inconscientemente vários crimes ao fugir de Corinto, supostamente sua cidade natal: matou o pai e se casou com a própria mãe. Quando os fatos finalmente vêm à tona, Jocasta se enforca e Édipo deixa Tebas, cegando os próprios olhos.

O que o mito de Édipo nos ensina?

O mito do Édipo nos ensina que o sujeito deve simbolizar o que miticamente se desvelou como perda de satisfação e de gozo, acreditando poder recuperá-los em objetos substitutivos.

Quem matou Laio?

Édipo E, se de fato matou Laio, Édipo será exilado – mas não poderá retornar a Corinto, por medo de que se cumpra o terrível oráculo que lhe fora revelado em Delfos. Contudo, se a testemunha confirmar que Laio foi morto por ladrões, Édipo está salvo.

Postagens relacionadas: