O que é a fase pré silábica?
Índice
- O que é a fase pré silábica?
- Como é a escrita pré silábica?
- Como se compreende a fase pictórica?
- Qual é o nível pré-silábico?
- Qual é a fase silábica?
- O que é um aluno silábico alfabético?
- O que é a fase da garatuja?
- Quais são as atividades de alfabetização pré silábica?
- Por que a criança não acredita em Letras e sílabas?
- Qual a relação entre a escrita e o som pronunciado?
- Como ensinar o alfabeto?
O que é a fase pré silábica?
O aluno pré-silábico dita os nomes a serem escritos e o aluno em hipótese silábica escreve. Assim começa o primeiro conflito para os alunos do primeiro nível, que ainda não associam a escrita à fala. A fala é associada à escrita em um contexto real no processo de ditar para outra pessoa escrever.
Como é a escrita pré silábica?
No início, quando ainda não percebem a escrita como uma representação do que é falado, constroem a chamada hipótese pré-silábica, dividida em dois níveis. ... As produções nessa hipótese de escrita são marcadas pela não correspondência entre partes do falado e partes do escrito, ou seja, sem correspondência sonora.
Como se compreende a fase pictórica?
1 – Fase pictórica – a criança registra garatujas, desenhos sem figuração e, mais tarde, desenhos com figuração. Normalmente, se ela vive num ambiente urbano, com estimulação linguística e disponibilidade de material gráfico, começa a rabiscar e a experimentar símbolos muito cedo (por volta dos 2 anos).
Qual é o nível pré-silábico?
No nível pré-silábico, a criança percebe que a escrita representa o que é falado. Geralmente suas reproduções são feitas através de rabiscos e desenhos, pois ainda não conseguem relacionar as letras.
Qual é a fase silábica?
Silábica: Nessa fase a escrita já representa uma relação entre os termos, entre a grafia e a parte falada. Para cada parte falada (sílaba oral) a criança atribui uma grafia, ou seja, uma letra escrita.
O que é um aluno silábico alfabético?
Na etapa silábico-alfabética, os alunos que antes representavam cada emissão sonora com apenas uma letra não se contentam mais com isso, e nessa construção do conhecimento passam agregar mais letras para representar uma determinada emissão sonora.
O que é a fase da garatuja?
Quando dá seus primeiros passos no desenho, que neste momento inicial recebe o nome de garatuja, a criança está mais interessada no efeito surpreendente que produz ao passar o lápis sobre o papel do que em representar qualquer coisa. Predomina a imaginação.
Quais são as atividades de alfabetização pré silábica?
- Hoje trouxe para vocês , estas atividades de alfabetização – pré silábico para aplicar em sala de aula com alunos que ainda encontram na hipótese silábica nível 1. Portanto estas atividades de alfabetização – pré silábico são especiais e devem ser aplicadas com a criança que ainda está em desenvolvimento.
Por que a criança não acredita em Letras e sílabas?
- E ainda mais: a criança ainda não acredita que letras e sílabas podem ser repetidas em uma palavra. Neste primeiro nível, a criança começa perceber que a escrita representa aquilo que é falado. Ela tenta se aventurar pela escrita e por meio da reprodução de rabiscos e desenhos.
Qual a relação entre a escrita e o som pronunciado?
- A escrita (grafema) e o som pronunciado (fonema) que não a nenhuma relação entre a forma da palavra escrita e as características físicas do elemento da realidade nomeada por ela, que palavras com o mesmo significado não são escritas da mesma forma, que elementos essenciais da oralidade, como a entonação, não são registrados na escrita.
Como ensinar o alfabeto?
- Ensinar primeiro o alfabeto para depois começar o trabalho de escrita de palavras e de textos. A criança com hipótese pré-silábica pode ter contato com textos mais longos, para além de listas. Dar como tarefa o recorte de letras do alfabeto, ensinar a letra inicial das palavras ou ser exposto somente ao trabalho com palavras.