Por que o reator de Chernobyl explodiu?
Índice
- Por que o reator de Chernobyl explodiu?
- Como funciona o reator de Chernobyl?
- Quantos anos faz que aconteceu o acidente em Chernobyl?
- Como está a radiação em Chernobyl hoje?
- O que alimenta o reator de Chernobyl?
- Quais os reatores usados na usina de Chernobyl?
- Quando aconteceu o acidente de Chernobyl?
- Qual a repercussão do desastre de Chernobyl?
- Qual a história da Central Nuclear de Chernobyl?
Por que o reator de Chernobyl explodiu?
Na madrugada do dia 25 de abril, o reator número 4 da Estação Nuclear de Chernobyl explodiu. A usina havia sofrido uma sobrecarga de energia durante um teste de capacidade. O sistema de resfriamento parou de funcionar, o que gerou um superaquecimento do núcleo, que atingiu temperaturas muito quentes.
Como funciona o reator de Chernobyl?
O princípio básico de funcionamento da usina de Chernobyl era similar ao das demais usinas nucleares: o reator, local onde são armazenados os combustíveis físseis, faz com que a energia emitida pela fissão de elementos instáveis, como urânio ou plutônio, aqueça e evapore água pura a cerca de 270 ºC.
Quantos anos faz que aconteceu o acidente em Chernobyl?
35 anos Secretário-geral divulgou mensagem sobre acidente nuclear ocorrido em 1986; centenas de milhares de pessoas foram afetadas pela radiação; cerca de 350 mil homens e mulheres tiveram que abandonar suas casas. Neste 26 de abril, o acidente na usina nuclear de Chernobyl, um dos mais graves da história, completa 35 anos.
Como está a radiação em Chernobyl hoje?
A antiga usina de Chernobyl, na Ucrânia, está aumentando as reações de fissão nuclear em uma de suas câmaras, com níveis de emissões 40% acima desde sua construção em 2016.
O que alimenta o reator de Chernobyl?
O combustível nuclear mais comumente usado é o urânio. No entanto, é possível utilizar outros, como o plutônio. Esse combustível alimenta o reator para garantir a continuidade de uma reação em cadeira entre prótons e nêutrons.
Quais os reatores usados na usina de Chernobyl?
- Os quatro reatores usados na usina de Chernobyl foram construídos entre 19 e usavam a grafite como moderador das reações nucleares.
Quando aconteceu o acidente de Chernobyl?
- Depois de inicialmente negar ter havido qualquer acidente, os soviéticos finalmente fizeram um breve anúncio em 28 de abril. Uma criança que tinha apenas um ano de idade na época do desastre de Chernobyl faz um exame de ultrassom para verificar se sofreu algum efeito da possível exposição à radiação em longo prazo.
Qual a repercussão do desastre de Chernobyl?
- O desastre de Chernobyl teve outra repercussão: seu preço econômico e político apressou o fim da União Soviética e estimulou o movimento global contra o uso da energia nuclear. Estima-se que o desastre tenha custado cerca de US$ 235 bilhões em danos.
Qual a história da Central Nuclear de Chernobyl?
- Há pouco mais de 33 anos, a Central Nuclear V. I. Lenin, mais conhecida como Usina Nuclear de Chernobyl, sofreu o maior acidente radioativo da história da humanidade até hoje. A história é relativamente bem conhecida e vem sendo recontada na minissérie “Chernobyl”, produzida pela HBO: na