Quais as principais consequências da expansão do Império Romano?
Índice
- Quais as principais consequências da expansão do Império Romano?
- Quais as principais consequências das conquistas romanas durante o período da República?
- Quais foram as consequências das guerras púnicas?
- Quais as principais causas da decadência romana?
- Quais as consequências da revolta de Espartáco?
Quais as principais consequências da expansão do Império Romano?
As regiões anexadas a Roma eram obrigadas a pagar-lhe altos impostos. Populações escravizadas substituíram a mão de obra livre, gerando uma massa de desempregados nos campos e nas cidades. Pequenos proprietários arruinados abandonavam suas terras em direção às cidades, contribuindo para o aumento das tensões sociais.
Quais as principais consequências das conquistas romanas durante o período da República?
As consequencias dessas conquistas foi o desenvolvimento do comércio com as colônias e da econômia monetária e com as descobertas nas minas de ouro nas terras que foram conquistadas houve também um aumento na produção de mão escrava.
Quais foram as consequências das guerras púnicas?
- Fim do domínio cartaginês no Mar Mediterrâneo. - Domínio de Roma no Mar Mediterrâneo, assim como o controle sobre o comércio marítimo na região. - Impulso para novas conquistas territoriais romanas e formação do que seria o Império Romano.
Quais as principais causas da decadência romana?
Dentre as causas da queda do Império Romano estão: disputas internas pelo poder, invasões bárbaras, divisão entre o Ocidente e o Oriente, a crise econômica e o crescimento do cristianismo.
Quais as consequências da revolta de Espartáco?
Mais de 6000 escravos foram crucificados e o líder Espártaco morreu em combate. Dessa maneira, no ano de 71 a.C., a maior revolta de escravos do mundo antigo, e que abalou as estruturas do escravismo em Roma, chegou ao fim.