O que aconteceu no bairro Pinheiro em Maceió?
Índice
- O que aconteceu no bairro Pinheiro em Maceió?
- Quais foram os impactos ambientais provocados nos bairros de Maceió afetados pela mineração de sal-gema?
- Qual é o bairro de Maceió que está afundando?
- O que aconteceu com o bairro Mutange?
- Quais as consequências da exploração do sal-gema?
- O que causou as rachaduras no bairro do Pinheiro?

O que aconteceu no bairro Pinheiro em Maceió?
O Pinheiro é um dos quatro bairros de Maceió onde houve afundamento do solo e imóveis tiveram que ser evacuados por causa das rachaduras. Com a inclusão no mapa, os moradores esperam ser indenizados. "Essas fissuras aumentando e nos deixando angustiados, aperreados.
Quais foram os impactos ambientais provocados nos bairros de Maceió afetados pela mineração de sal-gema?
Em abril de 2019, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou relatório informando que a extração de sal-gema feita pela Braskem foi a principal causa para o surgimento de rachaduras, fissuras e tremores nos bairros de Maceió.
Qual é o bairro de Maceió que está afundando?
A extração de sal-gema realizada pela Braskem causou o colapso do solo de quatro bairros da capital: Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto.
O que aconteceu com o bairro Mutange?
Muitas delas ficavam na Encosta do Mutange, um dos quatro bairros ameaçados. ... À época, uma equipe do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM) esteve na região e registrou que, no último trimestre de 2019, o solo em um ponto do Mutange afundava a uma velocidade de 275 milímetros por ano.
Quais as consequências da exploração do sal-gema?
O relatório concluiu que a extração de sal-gema provocou a reativação de estruturas geológicas antigas, com o consequente afundamento do terreno e trinca no solo e edificações em parte dos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro.
O que causou as rachaduras no bairro do Pinheiro?
Em termos simplificados, a exploração de sal-gema abriu minas no solo, em perfurações com centenas de metros. Com o tempo, as paredes das “cavernas” começaram a ceder e desmoronar, o que causa a instabilidade no solo, com fissuras pelo chão e rachaduras nas edificações.