adplus-dvertising

É possível recuperar o Mar de Aral?

Índice

É possível recuperar o Mar de Aral?

É possível recuperar o Mar de Aral?

Aumentar o tamanho dos diques em mais quatro metros ajudaria a manter mais 15 bilhões de metros cúbicos de água no Mar do Norte de Aral, acrescentou ele. Isso estenderia a área coberta pelo mar, atualmente em 800 km², por outros 400 km². "Aumentaria em 50%", diz Ahmad. "Isso levará cerca de quatro, cinco anos."

Por que foi feito o desvio das águas dos rios que abasteciam o Mar de Aral?

O Aral começou a secar nos anos 1960, quando a União Soviética, da qual o Uzbequistão fazia parte, desviou o curso da água dos dois principais rios que abasteciam o mar com o objetivo de irrigar novas plantações de algodão.

O que está acontecendo com o Mar de Aral?

A poluição do Mar de Aral afetou profundamente a vida das comunidades ribeirinhas. Atualmente, algumas cidades localizadas à beira do Mar de Aral, foram completamente abandonadas e a população que continua na região sofre com graves problemas de saúde em decorrência da poluição e da desertificação da área.

O que secou o Mar de Aral?

“À medida que o mar de Aral secou, ​​a pesca e as comunidades que dependiam deles entraram em colapso. A água cada vez mais salgada ficou poluída com fertilizantes e pesticidas.” “A poeira do leito exposto, contaminada com produtos químicos agrícolas, tornou-se um risco à saúde pública.

O que houve com o Mar de Aral nos últimos anos?

O desaparecimento do Mar de Aral, na Ásia Central, é uma das maiores catástrofes provocadas pelo homem do mundo. Para estimular o cultivo de algodão, políticas de irrigação agressivas implementadas pelos soviéticos transformaram 90% do que costumava ser o quarto maior lago do mundo em um deserto.

Como ocorreu a diminuição do volume do Mar de Aral?

Desde a década de 1960, porém, o Mar de Aral tem perdido volume de água depois que rios que o alimentavam foram desviados para atender a projetos de irrigação soviéticos. Em 2007, o lago ficou com apenas 10% de seu tamanho original, dividindo-se em quatro partes.

Por que as águas dos rios Amu Daria e SYR daria foram desviadas Qual foi a principal consequência deste fato para a região?

Decisões equivocadas da URSS secaram um dos maiores lagos do mundo e causaram uma sucessão de problemas ambientais. ... Mas, nos anos 60, a URSS desviou os rios que alimentavam, Amu Daria e Sir Daria, para irrigar plantações de algodão. O volume d'água diminuiu, mas o sal ficou, prejudicando o solo e matando os peixes.

Onde se localiza E o que aconteceu ao Mar de Aral?

O Mar de Aral é um mar interior ou um imenso lago de água salgada localizado ao norte do Uzbequistão e ao sul do Cazaquistão, já foi considerado o quarto maior mar interior do mundo.

Quais são os problemas que geraram a diminuição dos recursos hídricos do Mar de Aral?

Como não era mais irrigado por rios, ele também se tornou supersaturado e, pior, a água que resta acabou ficando extremamente poluída pelos agrotóxicos que escorriam das lavouras. Essas mudanças destruíram o ecossistema do Aral.

Por que podemos dizer que o Mar de Aral e testemunho de uma grande catástrofe ambiental?

O Mar de Aral é testemunho de uma grande catástrofe ambiental, em menos de trinta anos perdeu tamanho de forma considerável causado pela ação antrópica, mais especificamente pelo desvio de parte de suas águas que foram destinadas à irrigação.

Por que as águas do mar de Aral ficaram poluídas?

  • As poucas águas do mar de Aral também ficaram fortemente poluídas, em grande parte como resultado de testes com armamentos e projetos industriais, e o uso maciço de pesticidas e fertilizantes. As pessoas passaram a sofrer com a falta de água doce e as culturas na região estão sendo destruídas pelo sal depositado sobre a terra.

Qual o ponto de partida para a destruição do mar de Aral?

  • O ponto de partida para a destruição do Mar de Aral ocorreu a partir da implantação do governo da ex-União Soviética, do cultivo de extensas áreas de algodão, com aplicação de agrotóxico e substâncias para desfolhar as plantas.

Quando começou a desviar as águas do mar de Aral?

  • O governo soviético começou a desviar parte das águas dos rios que alimentavam o mar de Aral, o Amu Darya (ao sul) e o Syr Darya (no nordeste) em 1918. Com o fim da I Guerra Mundial havia a necessidade de aumentar a produção de alimentos, tais como arroz, cereais e melões.

Como ocorreu o desvio das águas dos rios?

  • Isso ocorreu através do desvio das águas dos rios que o alimentavam para irrigar as lavouras de algodão na década de 60. Sem receber as águas desses rios, suas águas foram ficando supersaturadas, elevando consideravelmente o nível de sal.

Postagens relacionadas: