adplus-dvertising

O que aconteceu com a prática de Educação Física na década de 1980?

Índice

O que aconteceu com a prática de Educação Física na década de 1980?

O que aconteceu com a prática de Educação Física na década de 1980?

A educação física na escola na década de 80 passou a ter suas concepções mais voltadas a parte social, tendo a inclusão como base. ... Adotadas novas concepções pedagógicas a educação física aproxima-se das matérias da área da saúde e assim vincula-se de vez ao social.

Como a Educação Física era vista antigamente na escola?

Eram treinado atividades como flexão, corrida, polichinelo, abdominal entre outras. Alem do mais no final do ano tinha a olimpiadas da escola onde se competia todas as modalidades de jogos e resistencia fisica a flexao, corrida, polichinelo, abdominal e outras atividades de jogos de coordenação.

O que caracteriza a Educação Física na década de 90?

Na década de 90 a Educação Física escolar passou a ser concebida a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – 9394/96) como “componente curricular”, deixando de ser considerada uma “prática”.

O que foi a crise da Educação Física?

A supervalorização das manifestações intelectuais é uma das fortes razões pela qual a cultura do corpo, em especial a Educação Física, desde o início de nossa história, tem sido colocada em planos inferiores na escala de valores. A cultura necessita de uma revolução, iniciada por uma crise.

Como era a Educação Física nos tempos antigos?

Na Antiguidade, os gregos, entretanto, mais evoluídos, visavam ao desenvolvimento físico e moral do homem. ... Nesse período, as práticas corporais visava o aspecto somático, harmonia de formas, musculatura saliente, sem exagero, de onde surgiram os atletas de porte esbelto.

Como era o ensino na década de 90?

Somava-se a isso, nos anos 90, o cenário educacional vigente no país, com 22% da população analfabeta e 38% somente com o primeiro segmento do ensino fundamental (antiga 4ª série), ou seja, 60% da população era muito desqualificada.

O que caracteriza a Educação Física na década de 70?

Nos anos 70 a educaçao fisica foi marcada pela ditadura militar , ela nao era usada pra fins educativos mas sim como propaganda do governo, que estava voltado para os esportes de alto rendimento,o governo investiu forte no nacionalismo, na interaçao entre os estados e na segurança nacional.

Por que a física era pertinente nas décadas de 70 e 80?

  • Física era pertinente nas décadas de 70, 80 e não a Ed. Física de hoje, que ao longo dos anos foi evoluindo e se modificando, através de pesquisas e estudos e finalmente somos reconhecidos como educadores, apesar de muitas pessoas ainda ignorarem essa conquista.

Qual é a crise da Educação Física?

  • Recorde, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 1-15, jul./ dez. 2016. 1 A CRISE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS 1980 E OS MANIFESTOS DA SOCIOLOGIA PÚBLICA Alexandre Paulo Loro1 Giuliano Gomes de Assis Pimentel2 Resumo: A partir do diálogo com a Sociologia Pública indagamos qual manifesto

Qual a finalidade da Educação Física escolar?

  • A nossa sociedade, em grande parte, vê a Educação Física escolar como “uma disciplina responsável apenas pela prática de treinamento desportivo e pela prática recreativa e/ou de lazer” (BARBOSA, 2001 p. 17), sem se interessar com a real finalidade e importância da disciplina. Veem apenas como aula de recreação.

Será que a prática da Educação Física na escola poderá prejudicar a sua saúde?

  • Os PCNs de 1997 colocam que a prática da Educação física na escola poderá favorecer a autonomia dos alunos para monitorar as próprias atividades, regulando o esforço, traçando metas, conhecendo as potencialidades e limitações, sabendo distinguir situações de trabalho corporal que podem ser prejudiciais a sua saúde.

Postagens relacionadas: