O que aconteceu com o povo maia?
![O que aconteceu com o povo maia?](https://i.ytimg.com/vi/sj8cvzFHeFs/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLA7vfcUDaurCXgrhKElhoiNqgf_6A)
O que aconteceu com o povo maia?
No século VIII, houve um colapso político generalizado na região central dos maias, resultando em guerra internacional, abandono de cidades e mudança de população para o norte. O período pós-clássico viu a ascensão de Chichén Itzá, no norte, e a expansão do agressivo reino Quiché, nas terras altas da Guatemala.
O que se sabe sobre o desaparecimento dos maias?
O redescobrimento Uma parte fundamental desta lenda é que, quando os exploradores e conquistadores europeus chegaram à zona maia, encontraram muitos dos assentamentos e antigas cidades abandonados e em ruínas. Isso criou a falsa visão de que o povo maia havia desaparecido sem deixar rastros.
Como se estendeu a civilização maia?
- A civilização maia estendeu-se por todo o atual sul dos estados mexicanos de Chiapas, Tabasco, e Península de Yucatán estados de Quintana Roo , Campeche e Yucatán. A área Maia também se estendeu por todo o norte da América Central, incluindo as atuais nações da Guatemala , Belize , Norte de El Salvador e no oeste de Honduras .
Quando surgiram as primeiras cidades maias?
- As primeiras cidades maias se desenvolveram por volta de 750 a.C. A partir do ano 500 a.C. essas cidades passaram a possuir arquitetura monumental, como grandes templos com elaboradas fachadas de estuque.
Quando começou a decadência dos maias?
- Decadência dos maias. A civilização maia viveu seu auge durante o período entre 250 d.C. e 900 d.C. Após esse período, os historiadores apontam que foi iniciada a decadência que levou ao desaparecimento deles. Esse período de declínio é conhecido como Período Pós-Clássico.
Por que as cidades maias foram abandonadas?
- Com isso, grande parte das cidades maias foram abandonadas e, quando os europeus chegaram à Mesoamérica, encontraram essas cidades total ou parcialmente vazias. As ruínas de Chichén Itzá são consideradas um dos principais sítios arqueológicos dos maias.