adplus-dvertising

O que aconteceu com os gafanhotos?

Índice

O que aconteceu com os gafanhotos?

O que aconteceu com os gafanhotos?

O aparecimento de uma nuvem de gafanhotos na Argentina assustou produtores rurais, assim como entidades do governo do país. O fato ocorreu no mês de junho, quando os insetos destruíram lavouras de milho na Argentina e migraram sentido Rio Grande do Sul. A nuvem de gafanhotos entrou no país pelo Paraguai.

Onde está a nuvem de gafanhoto no Brasil?

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa), órgão do governo da Argentina, alertou que uma nova nuvem de gafanhotos pode chegar ao Brasil. Os insetos estão nas cidades de Campo Viera e Itacaruaré, divisas com as cidades brasileiras de Rincão Vermelho e Porto Xavier, no Rio Grande do Sul.

Por que os gafanhotos ocorrem?

  • Afinal de contas, o que é este fenômeno e por que ele ocorre? Os gafanhotos geralmente são animais solitários, mas se tornam gregários sob determinadas circunstâncias, como a falta de alimento ou o aumento de população.

Quais são os consumos de gafanhotos?

  • Pode haver 40 milhões de gafanhotos em cerca de 1 km². Eles consomem em um dia o equivalente a consumo alimentar de 2 mil vacas ou 350 mil pessoas, explicou o engenheiro agrônomo argentino Héctor Medina à agência de notícias Reuters.

Será que os gafanhotos surgiram mais cedo?

  • Acredita-se que estes surtos estejam ligados a invernos mais quentes, que adiantaram o ciclo de reprodução dos gafanhotos. Como eles começaram a se reproduzir mais cedo, pode ter havido a chance de três gerações surgirem em vez das duas habituais.

Quais são as espécies de gafanhoto?

  • De cerca de 400 espécies de gafanhoto conhecidas, algo em torno de 50 são nômades — isto é, se deslocam quando há um aumento populacional — e apenas pouco mais de dez causam prejuízos à agricultura. A única espécie nômade que vive regularmente no Brasil e causa problemas é a Rhammatocerus schistocercoides, encontrada no Mato Grosso.

Postagens relacionadas: