O que acontece com a União Soviética?
O que acontece com a União Soviética?
A União Soviética, formada em 1922 após a Guerra Civil Russa, foi uma nação que existiu até 1991, quando foi dissolvida. ... Ao final da década de 1970, a crise econômica que se instalou nela levou o país à crise política até a sua dissolução, com a renúncia de Gorbachev, em dezembro de 1991.
O que foi a reforma proposta por Gorbachev?
Frente a estes problemas, Mikhail Gorbachev aplicou dois planos de reforma na URSS: a perestroika e a glasnost. ... Glasnost: a "liberdade de expressão" à imprensa soviética e a transparência do governo para a população, retirando a forte censura que o governo comunista impunha.
Quem fazia parte da União Soviética?
- No ano de sua fundação faziam parte URSS, Albânia, Alemanha Oriental, Bulgária, Tchecoslováquia, Hungria, Polônia e Romênia. Os dois pactos tinham em comum o compromisso de mútua proteção entre seus membros, pois entendiam que a agressão a um deles atingiria a todos.
Por que a União Soviética foi integrada?
- No período entre 19, a União Soviética foi integrada por 15 repúblicas. Foram elas: O autoritarismo do Partido Comunista aumentou. O poder do Estado se agigantou após a ascensão de Josef Stalin ao cargo de secretário-geral do Partido, o cargo mais alto da União Soviética.
Como foi a Guerra Fria entre os EUA e a URSS?
- A Guerra Fria entre os EUA e a URSS no Oriente Médio parecia uma partida de xadrez: cada parte procurava neutralizar a vantagem estratégica da outra nessa região importante, mas altamente explosiva. Na atmosfera de uma crescente tensão árabe-israelense, a União Soviética foi a primeira a escolher um lado.
Quando deu-se o desmembramento da União Soviética?
- Deu-se, então, o desmembramento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – URSS, agora, apenas Rússia. O Exército Vermelho começou a enfraquecer, prova disso, o recuo das tropas soviéticas do território afegão.