O que aconteceu com a pílula do câncer?
Índice
- O que aconteceu com a pílula do câncer?
- Como a fosfoetanolamina age no corpo humano?
- Porque é interessante que a fosfoetanolamina não seja liberada?
- Como a fosfoetanolamina pode curar o câncer?
- Porque a Anvisa não libera pílula que promete curar câncer?
- Por que a pílula do câncer ainda não foi liberada?
- Qual o mecanismo de ação da fosfoetanolamina?
- Qual a eficácia da fosfoetanolamina sintética?
- Qual a eficácia da fosfoetanolamina no tratamento do câncer?
O que aconteceu com a pílula do câncer?
O pesquisador Gilberto Orivaldo Chierice, conhecido por ter desenvolvido a fosfoetanolamina sintética, droga buscada por seus supostos efeitos contra o câncer, morreu aos 75 anos, nesta sexta-feira (19), em um hospital de São José do Rio Preto, interior de São Paulo.
Como a fosfoetanolamina age no corpo humano?
Efeitos sobre o organismo A fosfoetanolamina é um composto químico presente naturalmente no organismo e que ajuda a formar moléculas que participam da composição estrutural das membranas das células e das mitocôndrias – organelas essenciais para a respiração celular.
Porque é interessante que a fosfoetanolamina não seja liberada?
Mas, afinal, por que ela ainda não está disponível nas farmácias e na rede pública? Há uma grande polêmica em torno da substância. A Anvisa não a liberou mesmo porque sequer foram feitos os pedidos que a burocracia exige para a liberação.
Como a fosfoetanolamina pode curar o câncer?
No entanto, ela é produzida em pouca quantidade. Dessa forma, em teoria, a ingestão da fosfoetanolamina sintética, em maiores quantidades do que aquelas que são produzidas pelo corpo, tornaria o sistema imune mais capaz de identificar e "matar" células tumorais, potencializando a cura do câncer.
Porque a Anvisa não libera pílula que promete curar câncer?
A Anvisa diz que a USP corre o risco de sofrer graves sanções caso passe a fabricar e distribuir as pílulas. De acordo com a agência, o ato pode ser considerado ilegal, já que a substância não passou por testes clínicos em humanos.
Por que a pílula do câncer ainda não foi liberada?
A decisão não demorou muito. Em maio do mesmo, o STF suspendeu a lei que autorizava o uso da pílula. O pedido foi feito pela AMB (Associação Médica Brasileira), que discordava da produção do medicamento alegando falta de comprovação científica e estudos clínicos suficientes.
Qual o mecanismo de ação da fosfoetanolamina?
- Mecanismo de ação da fosfoetanolamina . O mecanismo de ação da fosfoetanolamina ainda não é completamente conhecido, no entanto, uma das principais hipóteses aponta que o medicamento consegue ativar as mitocôndrias das células tumorais, sinalizando-as para que o sistema imune seja capaz de as eliminar.
Qual a eficácia da fosfoetanolamina sintética?
- A oncologista Pilar Estevez, coordenadora do serviço de oncologia clínica do Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp), explica que as análises realizadas até agora não são suficientes para fornecer as evidências necessárias para comprovar a segurança e eficácia da fosfoetanolamina sintética.
Qual a eficácia da fosfoetanolamina no tratamento do câncer?
- Desde 2016 iniciaram-se no país os estudos científicos para comprovar a eficácia da fosfoetanolamina no tratamento do câncer. Os estudos ainda estão em andamento e ainda não foram finalizados.