O que é a lenda da Vitória-régia?
O que é a lenda da Vitória-régia?
Diz a lenda que a índia Naiá era a mais bela da tribo. Porém, ao ver Jaci, a Lua, refletida nas águas do igarapé, desejou ir morar com ela no céu e virar uma estrela. Por dias e noites a fio, Naiá ficava ali, na beira do igarapé, esperando e admirando o reflexo da lua, sem comer nem beber.
O que Tupã fez?
Primeiro, Tupã criou o céu e as estrelas, onde fez sua morada e abaixo criou as águas. Depois, Tupã desceu lá de cima, em grande redemoinho. Logo que Tupã tocou as águas, o sol surgiu no arco do céu. ... Na cabeça do Homem, Tupã desenhou os raios e trovões sagrados que são os de pensamentos.
Como a lua é caracterizada na lenda?
Explicação: Como a Lua é caracterizada na lenda? Como um guerreiro belo e poderoso. ... Achando que o reflexo era a lua, jogou-se na água e morreu afogada. A Lua, não querendo fazer de Naiá uma estrela do céu, transformou-a em uma planta das águas: a vitória-régia.
Quem é Jaci na lenda da Vitória-régia?
Conta a lenda que uma bela índia chamada Naiá apaixonou-se por Jaci (a Lua), que brilhava no céu a iluminar as noites. Nos contos dos pajés e caciques, Jaci de quando em quando descia à Terra para buscar alguma virgem e transformá-la em estrela do céu para lhe fazer companhia.
Quem foi transformada em uma estrela?
Comovido pela situação, o deus Lua resolveu transformar a jovem em uma estrela diferente de todas as outras: uma estrela das águas – Vitória-régia. Por esse motivo, as flores perfumadas e brancas dessa planta só abrem no período da noite.