adplus-dvertising

Porque não podemos viver sem abelhas?

Índice

Porque não podemos viver sem abelhas?

Porque não podemos viver sem abelhas?

Por serem organismos sensíveis, elas sofrem com agricultura intensiva, defensivos agrícolas, poluição, introdução de espécies invasoras e alterações climáticas. Uma hipotética extinção das abelhas poderia levar o mundo a um colapso dos ecossistemas, com a agricultura e a cadeia alimentar inviabilizadas.

Quando acabar as abelhas acaba o mundo?

A Importância do ser Abelha: extinção das abelhas provocaria extinção dos humanos em 4 anos.

Qual a consequência da extinção das abelhas?

Como consequência, o desaparecimento das abelhas pode impedir ou reduzir drasticamente a reprodução de muitas espécies de plantas, levando ao desequilíbrio dos ecossistemas e a perda da biodiversidade. A produtividade agrícola também está em risco, podendo ocasionar forte impacto à economia global.

Por que as abelhas deixarão de existir?

  • Se as abelhas sumirem, boa parte dos vegetais também deixará de existir. Isso porque elas são responsáveis pela polinização de até 90% da população vegetal. Há, inclusive, apicultores que alugam abelhas para a polinização de fazendas. Pássaros e outros insetos também atuam na polinização, mas em escala muito menor2.

Será que as abelhas serão extintas?

  • Se as abelhas realmente forem extintas, a produção de alimentos vai enfrentar dificuldades drásticas. Maçãs, cenouras, berinjela, alho, cebola, manga e melão são alguns dos vegetais que provavelmente chegariam perto de desaparecer. Os humanos não seriam os únicos afetados.

Qual a cera de abelhas?

  • A cera de abelhas é utilizada na indústria de medicamentos e cosméticos. É matéria-prima para produção de velas e itens de limpeza automotiva, servindo até mesmo na fabricação de componentes eletrônicos. Outro ponto importante seria a perda de biodiversidade.

O que acontece se as abelhas forem extintas?

  • O que acontece se as abelhas forem extintas? Um caos. Nossa dependência das abelhas nunca foi tão grande. E não é só por causa do mel, é claro. Um caos. Segundo a FAO, agência da ONU para alimentação e agricultura, cerca de 20 mil espécies de abelhas polinizam principais vegetais alimentícios cultivados pelo homem.

Postagens relacionadas: