adplus-dvertising

Qual é o ácido mais perigoso do mundo?

Índice

Qual é o ácido mais perigoso do mundo?

Qual é o ácido mais perigoso do mundo?

ácido sulfúrico O ácido sulfúrico é classificado como um dos ácidos mais perigosos que existem, devido ao seu poder corrosivo e desidratante.

O que o ácido sulfúrico pode causar?

O ácido sulfúrico é uma substância bastante corrosiva, podendo causar queimaduras químicas e queimaduras de segundo grau. O ácido sulfúrico possui fórmula molecular H2SO4 e massa molar 98,08 g/mol. Os átomos de enxofre, oxigênio e hidrogênio são unidos por ligações covalentes com compartilhamento de elétrons.

O que fazer quando ingerir ácido?

Não provocar vômitos. Não fazer neutralização. Não administrar líquidos via oral. Enxaguar ou lavar a boca com água ou soro fisiológico.

Como é utilizado o ácido sulfúrico?

  • O ácido sulfúrico é utilizado como eletrólito das baterias de chumbo. Além disso, o ácido sulfúrico é utilizado na produção de fertilizantes, no refino de petróleo, no tratamento de água, na produção de papel e na limpeza industrial como removedor de oxidação e ferrugem.

Como o ácido sulfúrico é perigoso?

  • O ácido sulfúrico possui um grau de ionização alto (α = 61%), ou seja, é um ácido forte. Além disso, possui um elevado poder oxidante e desidratante, e por essa razão, é tão perigoso, pois pode chegar a carbonizar compostos orgânicos, como tecidos de organismos vivos.

Por que o ácido sulfúrico tem ação oxidante?

  • Isso porque o ácido sulfúrico tem ação oxidante e desidratante muito forte. Ou seja, é capaz de carbonizar compostos orgânicos. Essa substância é obtida a partir de enxofre, oxigênio e água, por meio de um processo de contato.

Como a inalação dos vapores do ácido sulfúrico?

  • A inalação dos vapores do ácido sulfúrico pode causar perda de consciência e sérios prejuízos pulmonares. O ácido sulfúrico possui amplas aplicações, sendo que uma das mais conhecidas é o seu uso como eletrólito em baterias de chumbo usadas em automóveis.

Postagens relacionadas: